Catarro no pulmão: o que causa? Qual remédio tomar?
Por Mantecorp Saúde
18/09/2025 - Última atualização: 18/09/2025
Em inflamações do trato respiratório inferior, é comum haver acúmulo de catarro no pulmão. Geralmente, esse sintoma significa que as vias aéreas foram atacadas e a resposta imune aumentou a produção de muco para tentar se proteger 1-3.
Apesar dessa função benéfica, o quadro gera incômodo e preocupação, afinal, pode causar dificuldade para respirar, sensação de peito cheio e crises de tosse produtiva. Consequentemente, a busca por tratamentos adequados começa e, naturalmente, dúvidas podem surgir 2,3.
Nessas horas, você pode questionar o que causa o acúmulo de catarro nos pulmões, qual remédio ajuda a eliminar o muco e o que é bom para limpar as vias aéreas. No entanto, não existe uma solução universal para o problema e descobrir a origem dos sintomas é fundamental para o seu cuidado 2,3.
Quer ficar por dentro do assunto e saber o que fazer nesses casos? Continue a leitura!
Resumo
- Geralmente, o catarro no pulmão é uma reação do sistema imunológico à inflamação das vias aéreas inferiores 1-3.
- Nesse cenário, o organismo aumenta a produção de muco e torna-o mais espesso que o normal, para formar uma barreira de defesa e auxiliar no combate aos patógenos que atacam o corpo 1.
- Entre as causas mais comuns para o sintoma estão as infecções respiratórias, principalmente pneumonia e bronquite 2.
- O tratamento mais adequado depende da causa. Conforme as características de cada quadro, o médico pode recomendar descongestionantes, antialérgicos e corticoides para auxiliar na limpeza e desobstrução das vias aéreas 1-3.
Conteúdos relacionados:
- Secreção no nariz e na garganta: qual a função + como eliminar
- Tosse com catarro verde é grave? O que a causa e como tratá-la?
- O que é tosse produtiva? O que causa? Como tratar?
O que é o catarro?
O catarro, também chamado de muco, é um gel composto por água e proteínas, produzido e secretado continuamente pelas células que revestem a superfície das vias aéreas. Em condições normais, o fluido é fino e aquoso. Porém, torna-se mais espesso e volumoso para auxiliar no combate a infecções respiratórias 1.
Assim, ao detectar danos nas mucosas, bem como patógenos invasores, como vírus e bactérias, o sistema imunológico altera as características dessa secreção. Além de aumentar a quantidade de escarro, o material excretado é gelatinoso, para formar uma barreira física e proteger os tecidos sob ataque 1.
Além disso, o fluido carrega células de defesa e anticorpos, outra medida que ajuda no combate aos patógenos e alérgenos que desencadeiam inflamações no sistema respiratório 1.
O que causa o acúmulo de catarro nos pulmões?
Geralmente, o que causa acúmulo de catarro nos pulmões são os processos inflamatórios que atacam e danificam as vias aéreas inferiores, principalmente a pneumonia e a bronquite. Outras possíveis causas incluem as doenças pulmonares, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma e fibrose cística 2-4.
Existem casos de infecções respiratórias que podem provocar esse sintoma, como é o caso da gripe e da covid-19. Nessas condições, o catarro surge, inicialmente, nas vias aéreas superiores, o que inclui o nariz e a garganta 2-4.
Logo, se o organismo não conseguir conter a infecção, o quadro pode se alastrar ou criar vulnerabilidades na defesa imunológica. Consequentemente, esse cenário pode resultar em complicações para o trato respiratório baixo, onde ficam os pulmões 2-4.
Quais os sintomas de quem está com catarro acumulado nos pulmões?
Se você está com catarro acumulado nos pulmões, pode sentir 2-4:
- sensação de peito cheio;
- tosse produtiva;
- dificuldade para respirar;
- falta de ar;
- fôlego curto;
- cansaço excessivo;
- chiado ao respirar.
Em todo caso, ressaltamos que o quadro de sintomas varia conforme a doença que provoca a produção de muco patogênico 1-4.
O que é bom para limpar os pulmões?
O tratamento para aliviar o acúmulo de catarro pode combinar medidas caseiras e terapias de suporte. Na maioria dos casos, é importante 2-4:
- ficar em repouso;
- manter-se hidratado;
- fazer inalação com nebulizadores e medicamentos específicos, como os corticoides e broncodilatadores, que visam combater a inflamação e dilatar as vias aéreas, respectivamente;
- usar um umidificador para combater o clima seco e frio.
Para descobrir o que é bom para limpar os pulmões, é fundamental procurar ajuda médica ao notar sintomas preocupantes. Geralmente, pneumologistas e otorrinolaringologistas são os mais indicados 2-4.
Remédio bom para soltar catarro: como funciona?
Na categoria de remédio bom para soltar catarro, é comum a indicação do uso de antialérgicos e descongestionantes. Esses fármacos funcionam da seguinte maneira 2:
- antialérgicos: servem para controlar as reações histamínicas e minimizar sintomas alérgicos, como irritação, coceira, ressecamento e hipersensibilidade nas mucosas respiratórias;
- descongestionantes: ajudam a contrair os vasos sanguíneos dilatados pela inflamação (ação vasoconstritora) e, assim, diminuem o inchaço nas vias aéreas, a fim de melhorar a passagem de ar e a expectoração.
Qual chá é bom para soltar catarro?
Se você gosta de incluir medidas caseiras no tratamento de doenças e quer saber qual chá é bom para soltar catarro, a sugestão principal é a infusão preparada com gengibre, hortelã, mel e limão 5-8.
Essa combinação fornece ação analgésica e anti-inflamatória, além de ser rica em vitamina C 5-8.
Para preparar essa receita, você precisa de:
- 200 ml de água fervente;
- 3 folhas frescas de hortelã ou 1 colher de chá de hortelã seca;
- 1 pedaço pequeno de gengibre picado;
- ½ limão cortado em rodelas;
- mel para adoçar.
Basta juntar os ingredientes em um recipiente coberto e deixar em infusão por aproximadamente cinco minutos. Após esse tempo, pode coar e tomar o chá.
Vale lembrar que uma bebida quente pode aliviar sintomas respiratórios tanto pelas propriedades terapêuticas de ervas medicinais quanto pela ação do calor sobre a mucosa inflamada 2,3,9.
Catarro da gripe pode descer para os pulmões e causar pneumonia?
É raro ocorrer do catarro da gripe descer para os pulmões. Geralmente, o muco é engolido ou expectorado ao tossir. Além disso, a pneumonia é causada pela ação de patógenos e não devido ao contato com secreções contaminadas 2,3.
Tosse com catarro é sinal de secreção nos pulmões?
Nem sempre. A tosse com catarro, também chamada de produtiva ou expectorante, pode ser um sintoma de que a secreção está acumulada em vias aéreas superiores, seja por escorrer das narinas (gotejamento pós-nasal) ou após ser produzida diretamente na garganta inflamada 9.
Benedesc Plus: solução descongestionante e antialérgica
O catarro no pulmão incomoda e preocupa bastante, mas, na maioria dos casos, o excesso de muco ataca as vias aéreas superiores e está relacionado a sintomas como a coriza e a congestão nasal 1-3.
Se apresentar esse quadro de sintomas, saiba que pode contar com a família Benegrip para cuidar de você e sua família 10.
Afinal, nossa linha de medicamentos conta com o Benedesc Plus, xarope antialérgico e descongestionante indicado tanto para adultos quanto para crianças acima de 2 anos 10.
Sua fórmula combina cloridrato de fenilefrina e maleato de bronfeniramina para conferir os seguintes benefícios 9:
- auxiliar a contração dos vasos sanguíneos dilatados por inflamações;
- diminuir o volume de secreção de catarro na garganta e no nariz;
- reduzir o edema e a congestão do aparelho respiratório.
Saiba mais na bula do Benedesc e visite nossa loja online para conferir as ofertas!
BENEDESC PLUS: maleato de bronfeniramina + cloridrato de fenilefrina. Indicações: descongestionante nasal de efeito rápido e um antialérgico, que controlam e reduzem os sintomas relacionados à gripe, ao resfriado, à rinite e à sinusite, além de diminuir o excesso de secreções. MS 1.7817.0958. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Agosto/2025.
Outros artigos
Ver todos trending_flatNossos produtos
A Mantecorp Farmasa se consolidou entre as líderes do mercado farmaceutico brasileiro. Confira nossos produtos: