Sintomas da gripe

Dipirona para dor de garganta: quais indicações e efeitos?

Entender para que serve esse medicamento é importante, afinal, a condição é bastante comum, principalmente em gripes e resfriados.

Por Mantecorp Saúde

10/10/2025 - Última atualização: 10/10/2025

Imagem da notícia Dipirona para dor de garganta: quais indicações e efeitos?

Vamos combinar: lidar com o desconforto na garganta não é nada fácil. A sensação incômoda atrapalha a rotina, interfere na fala e pode afetar a disposição 1,2. Nessas horas, surge uma dúvida comum: será que a dipirona para dor de garganta funciona?

Entender para que serve esse medicamento é importante, afinal, a condição é bastante comum, principalmente em gripes e resfriados. Além disso, o quadro clínico costuma acompanhar febre, tosse, fadiga e coriza 1,2.

Neste conteúdo, explicaremos como a dipirona age e apresentaremos outras opções de analgésicos para aliviar a irritação na região. Boa leitura!

Resumo

  • A dor de garganta geralmente é causada por infecções virais ou bacterianas, mas pode resultar de irritações, refluxo ou esforço vocal 1,2.
  • A dipirona atua na inibição da enzima ciclooxigenase, responsável pela produção de substâncias relacionadas à resposta inflamatória 3,4.
  • A ação analgésica e antipirética da dipirona ajuda a combater dores e reduzir a febre 3-5.
  • Outros analgésicos para dor de garganta incluem paracetamol, ibuprofeno e ácido acetilsalicílico 5,7. Pastilhas, sprays e receitas caseiras também são alternativas para amenizar o desconforto 2.
  • Benegrip combina dipirona com outros ativos para aliviar sintomas de gripes e resfriados, como dor, febre e coriza 8.

 

Conteúdos relacionados

 

O que causa a dor de garganta?

A dor de garganta é, em geral, provocada por infecções nas amígdalas e na faringe. Na maioria dos casos, vírus ou bactérias originam a condição 1,2. Causas menos comuns incluem abscessos, danos na epiglote e tumores, particularmente preocupantes porque podem interromper a passagem de ar 1.

A irritação na garganta também ocorre por ressecamento da mucosa, alergia a determinadas substâncias e esforço vocal excessivo após gritar. No entanto, nem todos os pacientes com garganta inflamada precisam de testes laboratoriais para identificar a origem do problema. Os sinais de alerta são 1,2:

  • febre alta;
  • pus nas amígdalas;
  • dificuldade para respirar;
  • linfonodos palpáveis e dolorosos;
  • ausência de manifestações típicas de viroses, como tosse e coriza.

 

Já nos quadros mais leves, caracterizados por dor moderada e sintomas gripais, o ideal é permanecer em casa e melhorar o desconforto com medicamentos de venda livre 1,2.

Como aliviar dor de garganta com dipirona?

Para quem busca como aliviar dor de garganta, a dipirona é uma opção eficaz. Isso porque esse anti-inflamatório não esteroidal (AINE) promove efeito analgésico e antitérmico, com rápida absorção e metabolização no organismo. Dessa forma, reduz a febre devido às suas propriedades que regulam a temperatura corporal 3,4,5.

O medicamento também é indicado para controlar dor traumática, odontológica, oncológica e pós-operatória. A dipirona é uma boa opção, inclusive, para atenuar enxaqueca e cólica de origem renal, intestinal ou uterina 3,4,5.

Como a dipirona age na dor de garganta?

A dipirona age na dor de garganta ao modular o sistema nervoso e inibir a enzima ciclooxigenase, responsável pela resposta do corpo a infecções. Essa ação reduz a inflamação e, consequentemente, diminui a sensibilidade à dor. Assim, combate os sintomas de forma rápida e eficaz 4,6.

Além disso, os benefícios da dipirona incluem 3,4,5:

  • manejo de dor aguda e crônica;
  • atuação na regulação da temperatura corporal, com eficácia mesmo quando outros antitérmicos não apresentam bons resultados;
  • controle de espasmos musculares, útil em casos como cólicas;
  • boa relação entre risco e benefício, especialmente se o uso for adequado e de curto prazo.

 

Existem outras opções de analgésicos para dor de garganta?

Além da dipirona, existem outros analgésicos para dor de garganta e medidas caseiras. Veja a seguir 1,2,5,7!

Paracetamol

É um analgésico não opioide utilizado para tratar a dor moderada a severa, com propriedades analgésicas e antipiréticas. A sua ação ocorre pela ativação indireta de neurotransmissores que atuam no aumento da temperatura corporal 1,2,5.

Para saber mais, leia nosso artigo que explica para que serve o paracetamol e quais são os seus efeitos colaterais.

Ibuprofeno

Exerce ação contra a febre e a inflamação 1,2,7. É recomendado para o alívio de dores leves a moderadas, com efeitos que duram de 4 a 6 horas 7.

Ácido acetilsalicílico

É a famosa aspirina, conhecida por sua ação anti-inflamatória e analgésica. A sua atividade bloqueia enzimas responsáveis pela produção de substâncias que provocam dor, febre e inflamação no corpo 5.

O ácido acetilsalicílico desempenha função anticoagulante e pode contribuir na prevenção de AVCs e tromboses, quando sua utilização é prolongada e em doses baixas. Porém, a prescrição deve ser sempre orientada por um médico para evitar reações adversas 5.

Benegrip melhora a dor na garganta?

Se a dor de garganta vier acompanhada de sintomas gripais, como coriza e dor no corpo, considere utilizar um medicamento com ação completa. Benegrip melhora a dor na garganta e trata outros sintomas ao mesmo tempo. A sua fórmula combina 8:

  • dipirona monoidratada: ideal para reduzir as dores e controlar a febre;
  • maleato de clorfeniramina: anti-histamínico que alivia a congestão nasal e os sintomas alérgicos;
  • cafeína: efeito estimulante leve para combater a sonolência e aumentar o estado de alerta.

 

Portanto, o medicamento é uma alternativa prática e eficiente para quem deseja acelerar a recuperação 8.

Existem dicas extras para amenizar o desconforto?

Além da dipirona para dor de garganta, há cuidados simples que amenizam os sintomas. Confira em seguida!

Pastilhas

As pastilhas têm diferentes componentes, como mentol, eucalipto, ambroxol, lidocaína e benzidamina. Ao chupar balas ou mascar chicletes, você aumenta a salivação e mantém a hidratação da cavidade bucal. Escolha uma opção que também seja refrescante para auxiliar no controle da dor 2.

Sprays

Apresentam vantagens semelhantes às pastilhas, mas com indicação para pessoas que engasgam facilmente, como no caso dos pequenos 2.

Receitas caseiras + hidratação

Faça gargarejo com água morna e sal. Basta diluir meia colher de sal em 300 ml de água morna. Repita o processo ao longo do dia e cuide para não engolir a solução, pois o excesso de sal pode irritar o estômago 2.

A hidratação também é fundamental. Beba bastante água, prepare sopas mornas, priorize o descanso e evite esforços desnecessários 2.

Leia mais: Chá caseiro para gripe: 5 receitas para aliviar o desconforto

Dipirona para dor de garganta é com Benegrip

A dipirona para dor de garganta oferece alívio rápido e duradouro devido à sua ação analgésica e antipirética 1-5. Quando combinada a outros ativos, pode ajudar também nos sintomas gripais associados 8.

É o caso do Benegrip, solução completa para combater o desconforto. Dessa forma, você consegue melhorar a disposição com eficácia e segurança. Vale lembrar que é importante consultar um profissional de saúde antes de tomar qualquer medicação 8.

Quer saber mais? Então, confira as opções da família Benegrip agora mesmo!

Benegrip. Dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina, cafeína. Indicações: tratamento sintomático da gripe e resfriado. MS 1.7817.0092. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Julho/25.

Nossos produtos

A Mantecorp Farmasa se consolidou entre as líderes do mercado farmaceutico brasileiro. Confira nossos produtos:

Logo Addera
Logo Aviv
Logo AAS
Logo Alektos
Logo Ammy
Logo bifilac
Logo colflex
Logo Deciprax
Logo Foq-xr
Logo gestamax
Logo melatonum
Logo Nesina
Logo Picbam
Logo Vabam
Logo Venalot
Ver todos os produtos