Vasinhos nas pernas: como prevenir e tratar de forma segura?
Entenda por que os vasinhos nas pernas surgem, como adotar hábitos saudáveis e quais tratamentos são indicados para manter as pernas fortes.
Por Mantecorp Saúde
05/11/2025 - Última atualização: 05/11/2025
Os vasinhos nas pernas são um incômodo comum que afeta muitas pessoas. Mas, apesar de geralmente serem vistos como um problema estético, podem indicar alterações na circulação e até predisposição para doenças venosas mais sérias 1-3.
Esses pequenos vasos dilatados, sem o tratamento adequado, causam desconforto, sensação de peso e até dor intensa em alguns casos. Dessa forma, compreender a origem da condição é o primeiro passo para aliviar os sintomas e prevenir complicações futuras 1,2.
Quer saber mais sobre o quadro? Continue a leitura para descobrir suas principais causas, as diferenças em relação às varizes, quais as formas de prevenção e como eliminar os vasinhos nas pernas com tratamentos eficazes. Acompanhe!
Resumo
- Vasos dilatados nas pernas podem indicar alterações na circulação e predisposição a problemas venosos mais sérios 1,2.
- Genética, alterações hormonais, sedentarismo e longos períodos em pé ou sentado contribuem para o surgimento de vasinhos 1-3.
- Diferente das varizes, os vasinhos são superficiais, finos e geralmente causam apenas incômodo estético, sem sintomas graves 1-4.
- A prevenção inclui hábitos saudáveis, hidratação adequada, exercícios físicos e elevação das pernas para favorecer o retorno venoso 1-3.
- Flavonid Creme é uma opção tópica que alivia o desconforto, melhora a aparência da pele e reduz a sensação de peso nas pernas 6.
Conteúdo relacionado
- Como aliviar as dores nas pernas e evitar complicações?
- Sensação de pernas cansadas todos os dias é preocupante?
- Formigamento nas pernas: o que pode ser? Como tratar?
O que são vasinhos nas pernas?
Também conhecidos como telangiectasias, são pequenos vasos sanguíneos superficiais dilatados que aparecem sob a pele, geralmente em tons avermelhados, azulados ou arroxeados. São mais comuns nas pernas, mas podem ser visíveis no rosto ou em outras partes do corpo. Surgem devido a uma dilatação anormal dos capilares, que ficam aparentes na superfície cutânea 1,2.
Apesar de geralmente não representarem risco imediato à saúde, sua presença pode sinalizar o início de um problema circulatório ou, ainda, ter relação com outros fatores 1.
Quais os principais fatores relacionados ao surgimento de vasinhos?
Entre os fatores mais comuns, estão 1-3:
- predisposição genética;
- alterações hormonais;
- sedentarismo;
- obesidade;
- envelhecimento natural;
- longos períodos em pé ou sentado.
Vasinhos indicam alerta para a saúde?
Sim. Embora não causem complicações graves por si só, os vasinhos podem ser um sinal de insuficiência venosa em estágio inicial. Ou seja, sem cuidados preventivos, há chance de evoluírem para problemas mais sérios, como varizes, dores intensas nas pernas e até inflamações 2,3.
Dessa forma, observar seu surgimento e procurar acompanhamento médico é uma forma de prevenir complicações futuras 2,3.
Qual a diferença entre varizes e vasinhos nas pernas?
É comum confundir varizes e vasinhos, já que ambos aparecem nas pernas e têm relação com o sistema circulatório. Mas existem diferenças importantes:
- vasinhos: pequenos, superficiais, com diâmetro menor que 1 mm. Têm aparência de “teias de aranha” e não costumam causar sintomas intensos, além de incômodo estético 1-3;
- varizes: veias maiores e dilatadas, que podem se tornar salientes, tortuosas e dolorosas. Estão associadas a problemas de insuficiência venosa crônica e exigem acompanhamento médico 4.
Ao contrário dos vasinhos, as varizes podem causar sintomas importantes, como inchaço, sensação de peso, cãibra e até risco de trombose. Em resumo, as varizes comprometem de fato a circulação 4.
Varizes e dores nas pernas: qual a relação?
As varizes surgem quando as válvulas das veias perdem sua eficiência e não conseguem bombear o sangue de volta ao coração de maneira adequada. Assim, o sangue se acumula, dilata as veias e aumenta a pressão dentro delas 4.
Essa falha circulatória é a principal responsável pelos sintomas, como 4:
- dor e queimação nas pernas;
- sensação de peso e fadiga;
- inchaço ao final do dia.
Ou seja, as varizes e dores nas pernas têm relação, pois há um prejuízo do retorno venoso. Além disso, causam inflamação local e sobrecarga circulatória 4.
Como prevenir os vasinhos?
Para prevenir o surgimento de vasinhos nas suas pernas, considere 1-3:
- praticar atividade física regularmente: exercitar-se melhora a circulação sanguínea;
- manter hábitos saudáveis de alimentação: consumir frutas, verduras, fibras e alimentos ricos em antioxidantes;
- elevar as pernas ao descansar: ajuda o retorno venoso;
- beber bastante água: a hidratação favorece a saúde circulatória;
- evitar cigarro e álcool: ambos comprometem a saúde vascular;
- controlar o peso: o sobrepeso aumenta a pressão nas veias das pernas.
Como eliminar os vasinhos nas pernas? Opções para tratar
Existem diferentes opções de tratamento:
- escleroterapia: aplicação de substâncias esclerosantes dentro do vasinho, que o faz “secar” e desaparecer 1,3;
- laser vascular: tratamento que utiliza energia térmica para eliminar os vasos, especialmente os mais finos 1,3;
- radiofrequência: técnica semelhante ao laser, mas com calor via radiofrequência 3;
- cremes tópicos: ideais para amenizar os sintomas, melhorar a circulação local e reduzir o aspecto dos vasinhos.
O primeiro passo, no entanto, é consultar um médico, angiologista ou cirurgião vascular, para avaliar o seu caso e orientar o melhor tratamento 5.
Qual o melhor creme para vasinhos nas pernas?
Entre as opções disponíveis no mercado, o Flavonid Creme é um aliado para quem sofre com vasinhos e sintomas de pernas cansadas 6.
O produto contém ingredientes anti-inflamatórios, calmantes e antioxidantes, ideais para aliviar o desconforto, o inchaço e a sensação de peso nas pernas 6.
Além disso 6:
- melhora a aparência da pele;
- promove frescor imediato;
- hidrata por até 24 horas;
- não deixa a pele oleosa.
Como usar Flavonid Creme?
Aplique diariamente sobre a pele das pernas, com movimentos suaves de massagem para potencializar a absorção. Inclusive, mesmo que você não apresente varizes ou vasos visíveis, pode usá-lo para reduzir a sensação de peso e cansaço 6.
Flavonid Creme é um dos melhores cremes para vasinhos nas pernas que você encontra no mercado e vai ajudá-lo a recuperar a sensação de leveza e bem-estar. Conheça!
Nossos produtos
A Mantecorp Farmasa se consolidou entre as líderes do mercado farmacêutico brasileiro. Confira nossos produtos: