Gluconolactona melhora acne? Como usar no skincare?
Por Mantecorp Saúde
28/10/2025 - Última atualização: 28/10/2025
As alterações hormonais e o estresse podem favorecer o surgimento de cravos e espinhas mesmo após os 30 anos 1. Nesses casos, a gluconolactona ganha destaque devido à sua ação anti-inflamatória que não irrita ou resseca a pele 2-4.
Justamente por unir eficácia e suavidade, o ativo é um excelente aliado para quem sofre com oleosidade excessiva, vermelhidão, rugas ou opacidade. Além disso, suas propriedades são seguras para tratar diferentes condições cutâneas, inclusive a rosácea 2-4.
Quer entender como esse componente age e quais são todas as suas vantagens? Então, continue a leitura do nosso conteúdo exclusivo. Vamos lá?
Resumo
- A gluconolactona é um poli-hidroxiácido (PHA) com ação esfoliante suave e alta tolerância 2-4.
- É ideal para peles oleosas, sensíveis e acneicas, pois ajuda no controle da oleosidade e da inflamação, além de apresentar risco mínimo de irritação 2-4.
- Seus principais benefícios incluem renovação celular, hidratação, efeito calmante e ação antienvelhecimento 2-4.
- Esse ativo pode ser encontrado em sabonetes, hidratantes e cremes de tratamento, com concentrações que variam conforme os objetivos de cada fórmula 2,3.
- Glycare Control é um gel de limpeza para controlar a oleosidade, melhorar a textura e hidratar a pele 5.
Conteúdos relacionados
- Como cuidar da pele oleosa? Confira dicas de skincare!
- Envelhecimento cutâneo: como proteger a pele madura?
- Acne: conheça as causas e os tratamentos da doença!
O que é gluconolactona?
Gluconolactona é um tipo de ácido esfoliante pertencente à família dos poli-hidroxiácidos (PHAs). Sua estrutura molecular é maior em comparação aos alfa-hidroxiácidos (AHAs) e beta-hidroxiácidos (BHAs), o que garante uma penetração mais lenta e gradual na pele. Assim, o ativo atua normalizando a barreira cutânea com segurança 2-4.
Dessa forma, suas propriedades provocam menos efeitos colaterais, como vermelhidão, queimaduras e ardência. Os poli-hidroxiácidos também diminuem os danos provocados pelos radicais livres, reduzindo a concentração dessas moléculas responsáveis pelo estresse oxidativo 2-4.
Quais são os benefícios da gluconolactona para a pele?
Os principais benefícios da gluconolactona para a pele são 2-4:
- Ação queratolítica;
- Hidratação;
- Alívio de inflamações;
- Alta tolerância;
- Atuação antienvelhecimento.
Entenda todos os detalhes a seguir!
1. Ação queratolítica
Sua ação queratolítica promove a renovação celular e remove delicadamente as células mortas da superfície da pele. Consequentemente, o ativo esfolia química e suavemente a pele, pois ajuda a desobstruir os poros, prevenir cravos e melhorar a textura, sem causar descamação intensa e ardência 2-4.
2. Hidratação potente
Os poli-hidroxiácidos têm elevada capacidade umectante devido à sua estrutura química que permite atrair e reter moléculas de água na epiderme. Assim, há redução da perda de água e aumento da hidratação 2-4.
Leia mais: Pele ressecada: dicas de ouro para melhorar a hidratação cutânea
3. Alívio de inflamações
O composto auxilia na restauração da barreira da pele, além de inibir mediadores inflamatórios diretamente associados a dermatites, comedões e outros distúrbios de sensibilidade cutânea. Dessa forma, condições como eczemas, rosácea e acne podem ser controladas 2-4.
4. Alta tolerância
Um estudo comparou os efeitos de uma solução com 14% de gluconolactona ao peróxido de benzoíla na concentração de 5%. Os ativos apresentaram redução significativa no número de lesões de pele, mas o poli-hidroxiácido causou menos efeitos colaterais, o que sugere uma ação anti-inflamatória eficiente e de alta tolerância 4.
Portanto, até mesmo pessoas com peles sensíveis e reativas se beneficiam de tratamentos com esse tipo de PHA 2-4.
5. Atuação antienvelhecimento
A gluconolactona atua como esfoliante suave, ou seja, possibilita a renovação das células. Sua ação ajuda a suavizar linhas finas, uniformizar o tom e devolver luminosidade à pele 2-4.
O composto também auxilia na preservação das fibras de colágeno e exerce potente ação antioxidante 2,3.
Como usar produtos com gluconolactona?
Para usar produtos com gluconolactona, é necessário procurar sabonetes, hidratantes e cremes tópicos que levam esse ingrediente 2,3. A frequência de utilização costuma ser diária, mas pode variar conforme as necessidades específicas 2,3. Em muitos casos, o ativo é associado aos ácidos glicólico e salicílico para potencializar os resultados na pele 3.
As variações de concentração são respaldadas por estudos que demonstram a segurança e a eficácia do composto nas seguintes quantidades 3:
- 2% em sabonetes faciais;
- 7% em tratamentos para acne;
- 10% a 30% em hidratantes com ação renovadora e umectante.
Glycare Control: tecnologia poderosa para controlar a oleosidade
Agora que você sabe como usar produtos com gluconolactona na sua rotina de cuidados, chegou o momento de conhecer o Glycare Control Gel de Limpeza, desenvolvido com esse componente poderoso 5.
O dermocosmético foi criado pela Mantecorp Skincare especialmente para a pele oleosa, acneica e sensível. Sua fórmula exclusiva proporciona muitos benefícios 5:
- regulação da produção de sebo;
- efeito calmante;
- controle da oleosidade por até 12 horas;
- diminuição da acne, do brilho excessivo e dos poros dilatados;
- melhora da textura;
- aumento da hidratação em 25% por até 8h;
- ação antioxidante e antipoluição.
Além disso, o produto pode ser aplicado duas vezes por dia para possibilitar alta performance 5. Confira todas as vantagens do Glycare Control Gel de Limpeza e já sinta a diferença nos primeiros dias de uso.
FAQ
1. O que é a gluconolactona e para que serve?
É um poli-hidroxiácido (PHA) com propriedades esfoliantes que causam menos risco de irritação. O ativo serve para promover renovação celular, diminuir a ação de radicais livres, controlar a produção de sebo e aliviar inflamações na pele. Portanto, sua aplicação é ideal para quem tem pele acneica, oleosa ou sensível 2-4.
2. Quais são as diferenças entre AHAs, BHAs e PHAs?
AHAs são ácidos esfoliantes solúveis em água, como o glicólico, que penetram mais profundamente. BHAs, como o salicílico, são solúveis em óleo e ideais para poros obstruídos. Já os PHAs têm moléculas maiores, agem suavemente e hidratam, o que minimiza os riscos de ardência, vermelhidão e queimação da pele 3.
3. Quem tem rosácea pode usar poli-hidroxiácidos?
Pessoas com rosácea podem usar poli-hidroxiácidos porque esses compostos têm ação anti-inflamatória e são bem tolerados pela pele sensível. Assim, ajudam a reduzir vermelhidão, reforçam a barreira cutânea e não causam ardência ou irritação. Por isso, os PHAs são uma alternativa segura e eficaz, inclusive para peles reativas 2-4.
4. Qual gel de limpeza é bom para pele oleosa?
Glycare Control é um gel de limpeza excelente para pele oleosa, pois controla o brilho por até 12 horas, combate a acne, hidrata a pele e reduz os poros dilatados. Sua fórmula foi desenvolvida pela Mantecorp Skincare para oferecer ação seborreguladora, calmante e antipoluição, com respaldo dermatológico e ingredientes seguros 5.
Outros artigos
Ver todos trending_flatNossos produtos
A Mantecorp Farmasa se consolidou entre as líderes do mercado farmacêutico brasileiro. Confira nossos produtos: