Vitamina d

Protetor solar impede a absorção de vitamina D? Sim ou não?

Na hora do banho de sol, sempre vem a dúvida: o protetor solar impede a absorção de vitamina D? Entenda como acontece a síntese de vitamina D agora!

Por Mantecorp Saúde

01/02/2023 - Última atualização: 01/02/2023

Imagem da notícia Protetor solar impede a absorção de vitamina D? Sim ou não?

Será que o uso de protetor solar impede a absorção de vitamina D? Essa é uma dúvida comum entre aqueles que desejam proteger a pele e, ao mesmo tempo, não querem abrir mão dos benefícios do poderoso nutriente.

Sendo um dos nutrientes mais importantes do corpo humano, a vitamina D é amplamente conhecida como “vitamina do sol”, já que é sintetizada na pele humana por meio da exposição aos raios solares.

Entretanto, em um país de dimensões continentais como o Brasil, todo cuidado é pouco na hora de tomar um banho de sol.

Afinal de contas, estudos mostram que, do mesmo jeito que o sol é nosso amigo, ele pode ser um dos catalisadores para diversos problemas de pele.

Mas, então, qual o melhor horário para tomar sol para vitamina D? E por que não se deve tomar sol com protetor solar quando é preciso repor este nutriente?

Continue com a gente e entenda como se proteger e, ao mesmo tempo, manter os níveis de vitamina D em dia.

Síntese de vitamina D no sol: entenda a relação entre o astro e o nutriente

Como falamos anteriormente, a vitamina D é um nutriente produzido pelo nosso próprio corpo por meio da exposição ao sol. Isso só acontece graças a uma substância presente na pele humana: o 7-dehidrocolesterol1.

Ele é o responsável por “filtrar” os raios solares e, assim, sintetizar o colecalciferol, que nós conhecemos popularmente como “vitamina D31.

Confira o gráfico abaixo e entenda o ciclo da vitamina D, desde a sua exposição ao sol até ser liberada pelo organismo:

Fonte: Vitamina D: ações extraósseas e uso racional1

Hoje em dia, sabemos que entre 80% e 90% de toda vitamina D presente em nosso corpo é produzida por meio da exposição solar. Se não pensarmos nos suplementos alimentares, a porcentagem que sobra vem dos alimentos fonte de vitamina D[1] , dentre eles o salmão e outros peixes gordos2.

Protetor solar impede a absorção de vitamina D?

Sim. Estudos mostram que passar protetor solar na hora do banho do sol atrapalha a produção de vitamina D pelo corpo. Para se ter uma noção, sabe-se que um protetor solar fator 30 pode diminuir mais de 95% a síntese do nutriente1.

Esse número é surpreendente, não é mesmo? Mas, por que isso acontece?

Bem, a lógica é bem simples: os protetores solares “bloqueiam” os raios ultravioletas, impedindo a absorção da radiação solar pela cútis. Isso faz com que o 7-dehidrocolesterol não seja capaz de fazer o seu trabalho.

Por isso, o “uso de protetor solar” é um item recorrente nas listas de motivos que levam uma pessoa a desenvolver a deficiência de vitamina D. Nelas, você também encontra razões, como a obesidade, baixa exposição ao sol e a baixa ingestão de alimentos fortificados com o nutriente1.

Você entendeu por que não tomar sol com protetor solar na intenção de produzir vitamina D? Então, que tal aprofundar mais no assunto?

Qual o melhor horário para tomar sol para vitamina D?

Na teoria, o melhor horário para produzir a vitamina D seria entre às 10h e às 15h. Isso acontece porque, nesse período, o sol está mais forte. Ou seja, o astro libera mais raios ultravioletas B, que são utilizados para a produção de vitamina D.

Entretanto, especialistas ressaltam que, nesses horários, tomar longos banhos de sol pode causar problemas para a pele.

Por exemplo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) não recomenda a exposição solar em horários de "pico", ou seja, entre às 10h e às 15h.

Atualmente, conhecemos inúmeros problemas de saúde que são intensificados ou até mesmo causados pela radiação solar. Entre eles, podemos citar o fotoenvelhecimento, que dá uma condição amarelada e enrugada para quem toma muito sol sem proteção3.

Não podemos nos esquecer de que muita exposição solar também pode causar o surgimento de algumas manchas marrons (melasmas) ou vermelhas (sardas)3.

Para evitar o desenvolvimento destes problemas de pele, a SBD recomenda passar protetor solar. Mas, como você viu, ele atrapalha a absorção da vitamina D. Então, como podemos prosseguir?

Bem, a palavra de ordem é “moderação”.

Sabe-se que o ser humano precisa de 15 a 20 minutos de exposição solar para produzir a vitamina D. Por isso, evite banhos de sol longos sem proteção. Além disso, você também pode contar com o sol antes das 10h e depois das 15h, que é mais fraco, mas também pode ajudar a sintetizar o nutriente.

Quando passar protetor solar?

Simples: sempre que você não estiver “repondo” suas doses de vitamina D. Embora alguns problemas de pele sejam meramente estéticos, como o envelhecimento precoce da cútis, há estudos que indicam que uma exposição frequente e sem proteção ao sol pode estar ligada ao surgimento de câncer3.

Então, separe de 15 a 20 minutos do seu dia para tomar sol sem protetor solar. Vale ressaltar que pessoas negras devem ficar um pouco mais em contato com os raios de sol, já que elas precisam de três a cinco vezes mais exposição para produzirem a mesma quantidade de vitamina D sintetizada por pessoas brancas1.

Mas, tirando esses momentos, tenha sempre em mente que, antes de sair de casa, você precisa passar protetor solar. Alguns especialistas ainda afirmam que também devemos nos proteger dentro de casa, já que a luz elétrica também pode causar alguns problemas de pele.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia também recomenda que você passe mais uma camada de protetor solar a cada duas horas. O uso de óculos de sol e chapéus também é incentivado, já que ajudam a proteger regiões que não recebem a proteção contra os raios UVA e UVB.

E quando a exposição solar não é suficiente?

Chegamos ao final deste texto. Como você viu, o uso de protetor solar impede a absorção de vitamina D, mas ele não é a única razão para a deficiência do nutriente. Então, o que fazer quando a síntese de vitamina D no sol não é suficiente?

Bem, a ajuda pode vir dos suplementos alimentares. Desse jeito, você pode garantir a reposição dos níveis de vitamina D recomendados para você todos os dias.

A Addera é a vitamina D número 1 do Brasil4 e a mais recomendada pelos médicos no país5. Aqui, você encontra suplementos de vitamina D para todas as necessidades.

Por exemplo: você encontra produtos como a Addera D3 Gotas 132UI, que é recomendada para a suplementação de bebês e crianças pequenas, e o Addera D3 Comprimido 2.000UI, indicado para jovens e adultos.

Nossos produtos

A Mantecorp Farmasa se consolidou entre as líderes do mercado farmaceutico brasileiro. Confira nossos produtos:

Logo Addera
Logo Aviv
Logo AAS
Logo Alektos
Logo Ammy
Logo bifilac
Logo colflex
Logo Deciprax
Logo Foq-xr
Logo gestamax
Logo melatonum
Logo Nesina
Logo Picbam
Logo Vabam
Logo Venalot
Ver todos os produtos