Vitamina D ajuda na recuperação da gripe? Entenda a relação
Será que a vitamina D ajuda na recuperação da gripe? Muita gente utiliza esta vitamina após a gripe, mas quais são suas ações no sistema imunológico?
Por Mantecorp Saúde
30/01/2023 - Última atualização: 30/01/2023
Você já deve ter ouvido falar que a vitamina D ajuda na recuperação da gripe ou, até mesmo, que a vitamina D cura a gripe. Será que essas informações são verdadeiras ou estamos dando um crédito para o nutriente que, na verdade, é exagerado?
Bem, não é de hoje que atribuímos o “poder” de curar as gripes e resfriados com a ingestão de vitaminas e minerais. Isso acontece regularmente com a vitamina C, que ganhou popularmente um poder curativo e preventivo contra gripes e resfriados, mas que é alvo de muitos estudos que rebatem essa teoria.
Será que isso também acontece com o “nutriente do Sol”? Afinal de contas, a vitamina D ajuda na recuperação da gripe? Você pode tomar vitamina D gripada? Se sim, o que nós podemos tomar de vitamina após a gripe para ajudar o sistema imunológico?
As respostas para essas e outras perguntas você encontra aqui, ao longo deste artigo. Então, continue com a gente e faça uma ótima leitura!
Tudo sobre a gripe: desde as causas até os sintomas
Antes de mais nada, precisamos debater um pouco mais sobre o que é a gripe e quais são os agentes que podem nos deixar doentes.
Então, vamos lá: a gripe é um problema de saúde causado por um tipo de vírus, conhecido como Influenza. Existem diversas variações, como o H1N1, que causou um surto de gripe durante a pandemia de COVID-19 em 20211 2.
Antes de continuar, vale fazer uma observação: gripe e resfriados são condições de saúde parecidas, mas causadas por agentes diferentes. Como diferenciar? A gripe é transmitida apenas pelo Influenza, enquanto os resfriados podem ser causados por diversos vírus.
Quais são os sintomas da gripe?
Os sintomas da gripe são muito conhecidos por nós, brasileiros. Dentre eles, estão: febre alta de até 40°C, cansaço (fadiga), dores de cabeça, dores musculares, mal-estar, falta de ar, tosse e coriza2 3.
Entretanto, algumas pessoas também podem apresentar outros sintomas, como dores abdominais e diarreias2.
Quanto tempo o vírus fica no corpo?
Uma pessoa pode sentir os efeitos da gripe por vários dias, sendo o mais comum entre sete e 10 dias. Contudo, isso não é uma regra. O tempo pode variar de acordo com a idade e com a situação do seu sistema imunológico2.
Com qual frequência ficamos gripados?
O vírus Influenza é conhecido por sua sazonalidade, já que ele infecta mais pessoas nos meses frios, como no inverno e no outono2. Por sinal, é comum que fiquemos gripados mais vezes durante o ano.
O gráfico abaixo mostra como a idade impacta na quantidade de gripes desenvolvidas ao longo de um ano. Confira:
Fonte: The common cold4
Como você pode ver, os bebês e as crianças desenvolvem gripes com muito mais frequência do que adultos e idosos. Isso pode ser explicado por conta do desenvolvimento do sistema imunológico dos mais novos4.
Vitamina D ajuda na recuperação da gripe?
A vitamina D é um dos nutrientes mais importantes para o corpo humano, já que comanda mais de 200 genes do organismo e é responsável pelo bom funcionamento de diversos sistemas, como o imunológico5 6.
A vitamina D - que é, na verdade, um pré-hormônio -, é muito conhecida pela sua função no sistema ósseo, já que é uma das responsáveis pela absorção do cálcio, principal componente dos ossos e dentes5.
Podemos falar que a vitamina D tem um papel importante na nossa imunidade inata e adquirida. Ou seja, ele é muito importante para auxiliar o corpo a produzir novas células de defesa, como os linfócitos T e B e as Natural Killers (NK)5 6.
Por isso a vitamina D é um nutriente muito importante para auxiliar o nosso sistema imune a estar sempre funcionando de maneira adequada, e assim, poder ter um bom desempenho no combate as infecções.
Então, a vitamina D cura a gripe?
Bem, infelizmente, não. É impossível dizer que a vitamina D cura a gripe, já que ela não tem função “curativa”, nem preventiva. Ou seja, o nutriente não vai combater o vírus, e sim auxiliar para que o sistema imunológico esteja em dia e assim, “combater” os invasores do corpo humano.
Isso vale para todas as vitaminas e minerais. É sempre importante lembrar que esses micronutrientes servem para manter o corpo humano funcionando adequadamente.
Posso tomar vitamina D gripada?
Sim! Como já falamos anteriormente, é importante lembrar que a vitamina D não cura a gripe. Portanto, não tome o nutriente achando que ele irá melhorar os sintomas e livrar você, de uma vez por todas, do vírus.
Por outro lado, você deve estar sempre atento em relação aos níveis de vitamina D no seu organismo. Isso porque o Brasil é um país que possui uma grande parcela da sua população - mais ou menos 70% - com deficiência de vitamina D8.
Esse dado pode parecer estranho, já que a principal maneira de se adquirir vitamina D é por meio da exposição solar - e não podemos nos esquecer de que o Brasil é um dos países que mais recebe radiação solar por conta da sua localização geográfica.
Para manter os níveis de vitamina D em dia, tome 15 a 20 minutos de sol todos os dias sem protetor solar. Pessoas negras podem precisar de mais tempo de exposição por conta da maior presença de melanina na pele.
No prato, você pode encontrar a vitamina D em alguns alimentos, como peixes gordos, óleo de fígado de bacalhau, na gema do ovo e em cogumelos.
Porém, se você se expõe pouco ao sol, conte com a ajuda de suplementos alimentares. Além das cápsulas de vitamina D, você encontra multivitamínicos, com a presença de vários nutrientes para ajudar no seu bem-estar, conforme indicação médica.
Este artigo foi escrito pela Memed, um ecossistema digital de saúde que conecta médicos, pacientes e farmácias. Dentre os seus serviços, você encontra a Memed+, uma plataforma de venda de medicamentos, em que pode-se comparar o preço de diferentes farmácias e drogarias parceiras. Junto aos mais variados tipos de medicamentos, você encontra produtos de cuidados pessoais, dermocosméticos, artigos infantis e muito mais.
Outros artigos
Ver todos trending_flatNossos produtos
A Mantecorp Farmasa se consolidou entre as líderes do mercado farmaceutico brasileiro. Confira nossos produtos: