Vitamina d

Vitamina D: quem deve tomar? Saiba agora!

Você sabe quem deve tomar vitamina D? Quando tomar, quais os benefícios, horário recomendado? Descubra essa e outras perguntas com a Addera.

Por Mantecorp Saúde

01/12/2022 - Última atualização: 01/12/2022

Imagem da notícia Vitamina D: quem deve tomar? Saiba agora!

Você já deve ter visto muitos artigos na internet falando sobre a importância da vitamina D, sobre o porquê você deve tomar sol todos os dias e se alimentar corretamente. Mas, tirando tudo isso que você já sabe, já lhe contaram quem deve tomar vitamina D?

Essa, na verdade, é uma ótima pergunta! Afinal de contas, o Brasil possui grande parte da sua população com baixos níveis do nutriente no corpo. E, quando paramos para pensar, esse nutriente é muito fácil de ser “encontrado”, principalmente em um país com dimensões continentais, tal como o nosso.

Sabemos que esses dados fazem com que surjam várias perguntas em mente, como:

  • qual a importância da vitamina D;
  • como devo tomar vitamina D;
  • quem deve tomar vitamina D;
  • e se criança pode tomar vitamina D.

Se alguma dessas questões ficou na sua cabeça, continue esse texto com a gente. Aqui, elas serão respondidas de maneira descomplicada. Então, faça uma ótima leitura!

Qual a importância da vitamina D?

Bem, vamos começar pelo básico: hoje em dia, sabemos que a vitamina D é fundamental para controlar mais de 200 genes do corpo humano. Muita coisa, não é mesmo? Então, fica impossível trazer todos os seus benefícios em um único texto.

Entretanto, podemos trazer as ações mais impactantes deste pré-hormônio, que já são suficientes para você entender qual a importância da vitamina D e o motivo por trás de uma boa suplementação do nutriente.

Dentre elas, estão:

Auxilia o bom funcionamento do sistema imunológico

Como você já deve saber, o nosso sistema imunológico é formado por células de defesa que localizam e imobilizam qualquer antígeno do corpo, como bactérias e vírus, os principais causadores de infecções e resfriados.

Então, você ficará feliz em saber que a vitamina D ajuda na produção de algumas células de defesa. Dentre elas, estão as Natural Killers (NK), que fazem parte da imunidade inata, e os linfócitos T e B, importantes anticorpos do organismo1.

Ajuda o bom desenvolvimento dos ossos

Muito se ouve falar sobre a importância do cálcio para manter a saúde dos ossos em dia, certo? Bem, se não fosse pela vitamina D, grande parte do mineral consumido não seria aproveitado pelo nosso corpo.

De acordo com pesquisas, sem a presença do pré-hormônio, o nosso organismo absorve até 15% de todo cálcio ingerido por meio da alimentação. Mas, quando estamos com os níveis de vitamina D em dia, esse número pode aumentar para 40%2.

Outro mineral importante para a saúde do esqueleto humano é o fósforo. E, por coincidência, este nutriente também necessita da vitamina D para formar ossos e dentes. Segundo pesquisas, o corpo consegue absorver até 80% a mais de fósforo com a presença do pré-hormônio2

Como devo tomar a vitamina D?

Agora que você já conhece os benefícios deste nutriente tão importante, nós já podemos partir para o próximo tópico: como você deve tomar a vitamina D. Afinal de contas, antes de partir para o tópico “quem deve tomar vitamina D”, precisamos explicar como a absorção do pré-hormônio acontece em seu organismo.

De modo geral, existem três maneiras de garantir os níveis de vitamina D. São elas:

  • radiação solar. A vitamina D também é conhecida como “vitamina do Sol”, já que a pele humana consegue fazer a síntese deste nutriente por meio do contato com os raios solares. Por isso, médicos recomendam que você tome banhos de sol em horários com menos impacto para a pele, como antes das 10h da manhã e depois das 16 horas;
  • alimentação. O nutriente também está presente nos alimentos com vitamina D. Para os veganos, a opção está nos cogumelos, já que eles também são capazes de sintetizar a vitamina D. Para quem come carne, ela está presente nos peixes gordos, no salmão e no óleo de fígado de bacalhau;
  • suplementação. Embora possamos absorver o nutriente por meio dos alimentos, seria preciso muita comida para assimilar as quantidades ideais de vitamina D no corpo. Por isso, quando a exposição solar é pouca, uma opção é o uso de suplementos alimentares.

Nos tópicos anteriores, falamos sobre “doses diárias” do nutriente. Você sabe quanto consumir de vitamina D? A tabela abaixo foi desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Nela, você confere a quantidade, em Unidades Internacionais (UI), de vitamina D para cada idade. Confira:

Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Quem deve tomar vitamina D?

Todo mundo deve tomar vitamina D. Isso porque esse nutriente possui ações muito importantes para todas as idades e, por isso, seus níveis devem estar sempre em dia.

Para as crianças, por exemplo, a vitamina D ajuda os ossos a absorver mais cálcio, o que permite que o esqueleto se desenvolva de maneira saudável e forte. Na terceira idade, a saúde dos ossos também é uma preocupação, então é necessário que a suplementação de cálcio e vitamina D estejam em dia.

Entretanto, existe um certo grupo de pessoas que deve estar mais atento em relação aos seus níveis do nutriente. Eles são considerados “grupos de risco”, já que alguns fatores impedem a absorção da vitamina D. São eles3 4:

  • idosos. A pele, conforme vai envelhecendo, perde uma substância muito importante, que é o 7‐dehidrocolesterol. É por meio dele que a vitamina D é sintetizada;
  • pessoas com pele negra. A melanina, que proporciona o tom da pele, “briga” com a captação dos raios solares com o 7‐dehidrocolesterol. Por isso, pessoas com tons de pele mais retintos precisam ficar mais tempo em exposição ao sol;
  • obesos. A vitamina D é um nutriente lipossolúvel, ou seja, se dissolve em gordura. Em pessoas obesas, o pré-hormônio pode não ser tão bem aproveitado, já que os tecidos lipídicos tendem a absorver o nutriente.

Além disso, as futuras mamães também devem estar atentas aos níveis de vitamina D e, no geral, toda a população. A hipovitaminose D é muito comum no Brasil e é fácil de ser evitada.

Criança pode tomar vitamina D? Qual suplemento dar para os pequenos?

Como já falamos anteriormente, este nutriente é muito importante para os pequenos. Então, sim, caso o pediatra recomende, você pode dar suplementos alimentares para os seus filhos. Mas vale lembrar que a suplementação de vitamina D é obrigatória pela sociedade brasileira de pediatria até os 2 anos de idade, e após essa idade, é recomendada para as crianças com fatores de risco, como baixa exposição solar.

A Addera, vitamina D número 1 do Brasil5 e a mais recomendada pelos médicos no país6, possui uma linha voltada especialmente para os pequenos. Dentre os produtos, estão Addera D3 Gotas 400 UI e Addera D3 Gotas 600 UI.

Os mais velhos também estão com produtos garantidos na Addera. Confira os suplementos alimentares Addera D3 Comprimido 1000 UI e Addera D3 Comprimido 2000 UI.

Com a ajuda de um médico, confira qual produto é o mais indicado para o seu caso!

Nossos produtos

A Mantecorp Farmasa se consolidou entre as líderes do mercado farmaceutico brasileiro. Confira nossos produtos:

Logo Addera
Logo Aviv
Logo AAS
Logo Alektos
Logo Ammy
Logo bifilac
Logo colflex
Logo Deciprax
Logo Foq-xr
Logo gestamax
Logo melatonum
Logo Nesina
Logo Picbam
Logo Vabam
Logo Venalot
Ver todos os produtos