O que são tratamentos capilares e como escolher o ideal?
Entenda o que são tratamentos capilares, como escolher o mais eficaz e qual a importância de incluir esse cuidado na sua rotina.
Por Mantecorp Saúde
27/10/2025 - Última atualização: 27/10/2025
Os tratamentos capilares são essenciais, pois ajudam a nutrir o couro cabeludo e os fios1. Não é à toa que a procura por consultas dermatológicas aumenta a cada dia, em busca de orientação sobre as melhores técnicas e produtos para os cabelos2.
Outra questão comum é a perda dos fios e seus efeitos negativos na autoconfiança. O enfrentamento desse problema é um desafio devido à sua alta prevalência e aos impactos na qualidade de vida3.
O envelhecimento natural, por sua vez, traz consequências como o embranquecimento capilar. Após os 50 anos, 50% das pessoas já têm metade dos cabelos brancos4.
Você sofre alguma dessas condições e quer entender quais são os tipos de tratamentos capilares e como incluir a melhor opção no seu dia a dia? Então, continue a leitura e descubra tudo sobre o assunto!
Resumo
- Tratamentos capilares favorecem a boa saúde do cabelo ao estimular o crescimento do fio no folículo piloso3.
- Os principais tipos de tratamentos capilares são a hidratação, nutrição, reconstrução, prevenção de queda, controle de oleosidade e manutenção da força dos fios5,6,7,8,9,10,11.
- Há uma variedade de opções de tratamento capilar para queda de cabelo, um problema que afeta a aparência e a autoimagem12.
- A aplicação de produtos com ativos como Auxina Tricógena e Biotina, ajudam a prevenir e controlar a perda capilar15,16,17.
- Não existe um procedimento que reverta os fios brancos. Porém, manter um estilo de vida saudável, evitar o estresse e escolher produtos com os ativos certos reduz as chances de perder a pigmentação precocemente e fazer com que os grisalhos voltem à sua cor natural4,19.
- A Solução Capilar Pielus Forte é uma ótima alternativa que recupera a integridade das fibras danificadas, previne fios brancos e estimula o crescimento do fio, diminuindo a queda21.
Conteúdos relacionados
- Cuidados com o cabelo: confira as principais dicas!
- O que causa cabelo branco: 5 fatores que levam ao embranquecimento dos fios
- Tudo sobre queda de cabelo feminino: causas, como prevenir e o que usar
Tratamentos capilares: o que são e qual a importância?
Os tratamentos capilares são intervenções terapêuticas que promovem a saúde do cabelo, a fim de prevenir a queda capilar e estimular o crescimento dos fios. Essas terapias são indicadas para3:
- manejar as doenças e os distúrbios capilares;
- manter a integridade estética e funcional dos fios.
A tricologia é a área da dermatologia responsável por investigar a estrutura, as funções e as patologias do couro cabeludo. A avaliação de um dermatologista é fundamental para determinar as ações mais adequadas. Afinal, o especialista deve levar em conta as características clínicas de cada pessoa3.
Nesse sentido, as terapias capilares envolvem tratamentos tópicos, farmacológicos e o uso de tecnologia. O objetivo é restaurar a integridade do cabelo e melhorar a autoestima do paciente3.
Quais são os principais tipos de tratamentos capilares?
Os principais tipos de tratamentos capilares variam conforme o problema identificado, a finalidade da aplicação e as necessidades individuais. Veja em seguida!
1. Hidratação
Os tratamentos capilares de hidratação utilizam produtos que aumentam o teor de umidade e agem na camada interna da haste capilar. Em outras palavras, hidratar o cabelo corretamente cria uma barreira protetora que evita a perda de água5.
Desse modo, os benefícios da hidratação incluem o estímulo ao crescimento saudável dos fios e a prevenção de danos a longo prazo. A desidratação pode causar quebra em razão da menor resistência no couro cabeludo5.
Leia também: Hidratação para o cabelo: o que é, dicas e como fazer!
2. Nutrição
Aqui, ocorre a reposição de nutrientes e hidratação da haste, por meio de óleos reparadores. Em geral, os produtos contêm argan, abacate e oliva6.
Cabelos desidratados apresentam pouca vitalidade e aspecto seco, frisado e sem brilho, o que reforça a importância da terapia capilar para uma ação reforçada6.
3. Reconstrução
Envolve a reposição de proteínas perdidas a partir de soluções com queratina e aminoácidos. Dessa maneira, é uma alternativa que melhora a aparência dos fios6.
4. Prevenção de queda
Não é possível prevenir todos os tipos de perda de cabelo. Entretanto, há medidas que reduzem o problema7.
Um exemplo são os tratamentos capilares com shampoos que ajudam a prevenir a quebra e o afinamento pela alopecia androgenética (calvície). Logo, quem tem cabelo ralo ou naturalmente fino se beneficia das vitaminas e aminoácidos presentes nesses produtos8.
5. Controle da oleosidade
O controle da oleosidade pode ser feito através de shampoos seboreguladores, medicações e outro ativos que controlam a produção do sebo e inflamação do couro cabeludo, minimizando os sinais clínicos e sintomas da dermatite seborreica 9.
Outra sugestão é apostar em produtos suaves e menos irritantes em casos de uso frequente 10. Quer se aprofundar no assunto? Então, recomendamos o nosso conteúdo exclusivo com dicas de ouro para controlar o sebo.
6. Manutenção da força dos fios
Existem tratamentos capilares que fortalecem e recuperam as ligações de hidrogênio e enxofre presentes na haste dos fios. Normalmente, incluem produtos com proteínas, aminoácidos e peptídeos. Portanto, a sua recomendação é para fios danificados ou comprometidos11.
Tratamento capilar para queda de cabelo: como escolher o mais eficaz?
A perda acentuada dos fios impacta significativamente a aparência. A boa notícia é que há diversas opções de tratamento capilar para queda de cabelo12.
Em geral, uma pessoa tem 100 mil fios de cabelo e se espera que 100 caiam por dia.13 Contudo, observe os sinais de que a queda capilar ou diminuição do volume e densidade estão fora do normal14:
- afinamento gradual do cabelo no topo da cabeça;
- aparecimento de áreas de rarefação de fios no couro cabeludo;
- perda de cabelo e pelos no corpo inteiro.
Os dermocosméticos com ativos específicos também fazem a diferença no tratamento para a perda dos fios. É o caso de shampoos com Biotina e Auxina Tricógena. Explicamos a seguir!
Biotina
Em um estudo clínico, pesquisadores prescreveram suplemento de Biotina a 22 pacientes com baixos níveis da substância. Após 3 meses, 5 relataram melhora expressiva na queda capilar, enquanto 11 notaram um declínio notável15.
Já uma pesquisa analisou os níveis de Biotina de 541 mulheres. 38% das entrevistadas que se queixavam de queda capilar apresentavam deficiência desse composto16.
Auxina Tricógena
É um ativo que ajuda a diminuir a queda capilar, pois o seu mecanismo de atuação provoca a vasodilatação. Por conseguinte, aumenta o fluxo da corrente sanguínea, o que estimula o crescimento dos fios17.
Existe tratamento capilar para prevenir fios brancos?
Ainda não existem tecnologias ou tratamentos capilares para prevenir fios brancos comprovadamente, afinal, é um processo natural. No entanto, manter um estilo de vida saudável posterga o embranquecimento capilar4.
Fatores como tabagismo, deficiência de vitamina B12 e doenças autoimunes se relacionam ao surgimento dos cabelos brancos mais cedo.4 Em relação ao estresse, há riscos de danos permanentes às células-tronco melanocíticas, principais produtoras da melanina, pigmento que confere a cor aos cabelos18.
Sendo assim, não existe um tratamento capilar para prevenir fios brancos de maneira direta. Contudo, determinados ativos com ação antioxidante e antienvelhecimento podem influenciar esse processo.
É o caso do AMLA, proveniente da Groselha da Índia, um componente herbal com potencial de retardar o envelhecimento. Logo, a sua aplicação é bastante comum em produtos capilares que visam à preservação de pigmento19.
Além disso, ao cuidar do cabelo, o estresse diminui. Só para ter uma ideia, seis em cada dez mulheres costumam fazer procedimentos como a hidratação capilar quando vivem uma situação que causa ansiedade, por exemplo20.
O resultado? 70% das mulheres apontam que se sentem muito melhores depois que saem do salão20.
Leia na sequência: Cabelo Branco: 5 Fatores que Causam o Embranquecimento
Pielus Forte: solução capilar para combater a queda dos fios
Falamos anteriormente sobre a importância de escolher produtos com ingredientes que previnem a queda capilar e os fios brancos, certo? Nesse sentido, a Solução Capilar Pielus Forte é um tratamento capilar para queda de cabelo que inclui Auxina Tricógena, Biotina e Groselha da Índia na sua formulação21.
Disponível em spray, essa opção alia praticidade e eficácia comprovada ao proporcionar diversas vantagens21:
- estimula o crescimento capilar;
- aprimora a nutrição, energia e força da raiz dos cabelos;
- 94% dos pacientes relataram melhora da queda capilar,
- hidrata e recupera a integridade das fibras danificadas;
- previne fios brancos e atua nos grisalhos para trazer sua cor natural.
Muitas vantagens para o seu cronograma capilar, não é mesmo? Clique aqui se quer saber mais informações sobre a Solução Capilar Pielus Forte.
Outros artigos
Ver todos trending_flatNossos produtos
A Mantecorp Farmasa se consolidou entre as líderes do mercado farmaceutico brasileiro. Confira nossos produtos: