Protetor solar com ácido hialurônico: TOP 6 benefícios
Saiba tudo sobre o protetor solar com ácido hialurônico: benefícios, para que serve e por que incluir na sua rotina.
Por Mantecorp Saúde
27/10/2025 - Última atualização: 27/10/2025
O protetor solar com ácido hialurônico é uma opção que alia hidratação e fotoproteção, pois fortalece as estruturas da pele e, age contra os sinais de envelhecimento1,2.
O uso do protetor solar é especialmente importante diante dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta (UV), que afeta a pele de forma cumulativa ao longo do tempo. Dessa forma, a falta da fotoproteção ode provocar alterações como o surgimento de pintas, manchas, sardas, rugas e câncer de pele 3.
O uso do ácido hialurônico cresceu em fórmulas inovadoras devido a todos os seus benefícios, inclusive associado à fotoproteção 2. Se você quer entender quais as suas vantagens, continue a leitura do nosso conteúdo!
Resumo
- O protetor solar com ácido hialurônico oferece proteção intensa, reforça a barreira cutânea e promove hidratação profunda2,4.
- Esse composto é produzido naturalmente pelo corpo, ou seja, apresenta alta tolerância na pele 2,4.
- Entender para que serve o protetor solar com ácido hialurônico requer a compreensão de que as suas propriedades melhoram a firmeza, a textura e a elasticidade da pele2,6.
- Os benefícios do protetor solar com ácido hialurônico incluem a hidratação intensa, a cicatrização de feridas, a suavização da textura, o combate ao envelhecimento e a melhora da autoestima1,2,4,5,6,7,8,10.
- O protetor solar em stick é uma escolha prática e compacta para reaplicação no dia a dia9.
- O Episol Intense Stick FPS 50 é uma excelente alternativa para ter alta proteção, hidratar a pele e potencializar o efeito antioxidante11.
Conteúdos relacionados
- 9 mitos e verdades sobre o protetor solar: saiba o que é real
- Como escolher protetor solar: conheça 8 dicas fundamentais!
- Protetor solar que uniformiza o tom da pele funciona? Onde encontrar?
Protetor solar com ácido hialurônico: proteção e hidratação em um só passo
O conceito do protetor solar com ácido hialurônico está na combinação entre proteção contra os raios UV, infravermelho e luz visível e cuidado intensivo com a pele. Esse polissacarídeo natural reforça a barreira cutânea e atua como hidratante, antioxidante e anti-inflamatório2,4.
Ao se associar a ingredientes como o ácido tânico, por exemplo, forma um hidrogel multifuncional com alta capacidade de absorver a radiação UVA e UVB4. Ou seja, o composto oferece uma defesa eficaz contra o fotoenvelhecimento e os radicais livres2,4.
O ácido hialurônico também proporciona biocompatibilidade, pois as suas propriedades são semelhantes às da matriz extracelular do corpo humano. Em outras palavras, é uma opção segura e altamente tolerável2,4.
Para que serve o protetor solar com ácido hialurônico?
O protetor solar com ácido hialurônico serve não apenas para proteger contra os raios solares, mas também para hidratar, manter a firmeza e melhorar a textura da pele. Graças à sua natureza hidrofílica e ação antioxidante, esse ativo forma um filme não oclusivo sobre a epiderme, que absorve e retém a umidade2.
Justamente por ter a capacidade de aumentar o nível de umidade, o ácido hialurônico acelera a regeneração e controla o envelhecimento. A sua atividade biológica e o potencial de penetração variam conforme o peso molecular da substância2.
Leia mais: Para que serve o ácido hialurônico? Quais os benefícios para a pele? Como usar?
O que o ácido hialurônico faz na pele do rosto?
Acima, explicamos para que serve protetor solar com ácido hialurônico. Sendo assim, os seus impactos na pele do rosto se destacam, principalmente, pelo preenchimento de rugas superficiais e hidratação profunda1,2,5,6.
Ao desempenhar um papel multifacetado na regulação de diversos processos biológicos, o ácido hialurônico estimula a produção de colágeno. Logo, é um composto fundamental para rejuvenescer a face, recuperar o volume facial e evitar a perda de elasticidade ao longo do tempo2,5,6.
Quais são os benefícios do protetor solar com ácido hialurônico?
Você já percebeu que existem muitos benefícios que explicam para que serve protetor solar com ácido hialurônico, certo? Mas nós organizamos uma seleção com as 6 principais vantagens, veja a seguir!
1. Hidratação intensa
Falamos anteriormente que o ácido hialurônico aumenta a umidade da pele, ou seja, seus efeitos são importantes para a hidratação. Assim, a substância age para tornar a pele saudável, elástica e viçosa1,2,6.
A hidratação da pele pode aumentar em 55% com o ácido hialurônico tópico na formulação de séruns, conforme uma pesquisa de 2021. Os impactos positivos se manifestam também na melhora do volume, maciez e aparência geral7.
Leia também: Pele ressecada: dicas de ouro para melhorar a hidratação cutânea
2. Ajuda a curar feridas
Um estudo clínico com 43 pacientes reforça os efeitos positivos do uso do ácido hialurônico na cicatrização de feridas agudas, como traumas, queimaduras, suturas e dermoabrasões. Aplicado na forma de creme ou curativo, o tratamento resultou em uma redução média de 70% na área das feridas após seis aplicações8.
Além disso, mais da metade dos pacientes (56%) apresentou cicatrização completa no local de avaliação. Os resultados sugerem que esse ativo favorece significativamente a cura de feridas, com boa tolerabilidade e aceitação tanto por parte dos profissionais de saúde quanto dos pacientes8.
3. Suaviza a textura
O uso tópico contínuo de um protetor solar com ácido hialurônico preserva e restaura a estrutura natural da pele 4. Dessa maneira, há melhora na suavidade de olheiras e marcas de expressão, o que proporciona luminosidade, firmeza e maciez6.
Uma ótima opção são os protetores solares em stick. Compactos e práticos, são escolhas perfeitas para a reaplicação no rosto, nos lábios e na área ao redor dos olhos. E sim, você pode usar protetor solar com ácido hialurônico no sol!4 A versão em stick é ideal nesse caso, pois é menos propensa a escorrer com o suor9.
4. Combate o envelhecimento
Com o passar dos anos, o processo de envelhecimento se intensifica. A partir dos 25 anos de idade, algumas pessoas já apresentam as primeiras linhas de expressão. As células da pele produzem naturalmente o ácido hialurônico, processo que diminui com o tempo6.
Nesse sentido, a aplicação tópica de um protetor solar com ácido hialurônico trata as linhas de expressão e previne o envelhecimento precoce1,2,4,5,6,7. Dessa forma, a pele consegue se proteger de agentes responsáveis por danos existentes no meio exterior e interior, como a radiação solar e o tabagismo6.
5. Diminui a dermatite atópica
A dermatite atópica é uma doença cutânea que afeta até 8% da população adulta em todo o mundo, com impacto considerável na qualidade de vida. Um estudo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) evidencia que o ácido hialurônico nas formulações de hidratantes, apresenta propriedades capazes de melhorar globalmente as lesões dessa condição10.
6. Melhora da autoestima
Um dos benefícios do protetor solar com ácido hialurônico na rotina é o fortalecimento da autoestima. Mais do que uma questão estética, o paciente aprimora a sua confiança e satisfação pessoal6.
Como ter uma proteção de alta performance com ácido hialurônico?
Agora que você já sabe o que o ácido hialurônico faz na pele do rosto, o próximo passo é adquirir um dermocosmético para aproveitar todas as suas vantagens. Nossa sugestão é o Episol Intense Stick FPS 50, que oferece proteção elevada contra os raios UV, preserva o colágeno e hidrata a pele 11.
O produto é uma exclusividade da Mantecorp Skincare e a sua composição contém ácido hialurônico, óleo de semente de uva e vitamina E, três ativos que potencializam o efeito antioxidante. Além disso, é muito resistente à água e ao suor e não comedogênico11.
Excelente, não é? Então, confira agora informações sobre o Episol Intense Stick FPS 50 e inclua um protetor solar com ácido hialurônico nos seus cuidados diários11!
Nossos produtos
A Mantecorp Farmasa se consolidou entre as líderes do mercado farmaceutico brasileiro. Confira nossos produtos: