Os desafios da endometriose em adolescentes
A endometriose é uma condição médica caracterizada pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina, como na superfície peritoneal, ovários e septo retovaginal. Embora seja mais comumente diagnosticada em mulheres adultas, a endometriose também pode afetar adolescentes, podendo levar a comprometimento significativo da qualidade de vida, absenteísmo escolar e nas atividades extracurriculares.
Por Mantecorp Saúde
25/07/2024 - Última atualização: 25/07/2024
A endometriose é uma condição médica caracterizada pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina, como na superfície peritoneal, ovários e septo retovaginal. Embora seja mais comumente diagnosticada em mulheres adultas, a endometriose também pode afetar adolescentes, podendo levar a comprometimento significativo da qualidade de vida, absenteísmo escolar e nas atividades extracurriculares.¹
Diagnóstico da Endometriose em Adolescentes
O diagnóstico da endometriose em adolescentes pode ser desafiador devido à variedade de sintomas apresentados e a falta de consciência sobre a prevalência da doença nessa faixa etária [1]. Mulheres com endometriose podem ser assintomáticas ou apresentar queixas de dismenorreia, dispareunia, dor pélvica crônica e/ou infertilidade [1].
Embora o diagnóstico definitivo da endometriose necessite de uma intervenção cirúrgica, preferencialmente por videolaparoscopia, diversos achados nos exames físico, de imagem e laboratoriais já podem predizer, com alto grau de confiabilidade, que a paciente apresenta endometriose. ²
Tratamento hormonal da Endometriose
De acordo com a última atualização do Guideline da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE), a terapia hormonal baseia-se na evidência de que a endometriose é uma condição “dependente de esteroides”. Os tratamentos hormonais são frequentemente iniciados quando há suspeita de endometriose em mulheres jovens, antes da confirmação cirúrgica das lesões, mas também são oferecidos após a cirurgia, quando os sintomas persistem mesmo após a intervenção.
Os tratamentos mais comumente prescritos para a endometriose incluem medicamentos que modificam o ambiente hormonal, suprimindo a atividade ovariana ou agindo diretamente nos receptores de esteroides e enzimas encontrados nas lesões.
Na prática clínica, os perfis de eficácia e de efeitos secundários destas terapias são altamente individuais e, na maioria das vezes, encontrar uma boa terapia é uma tarefa de “tentativa e erro”.
Algo que deve ser levado em consideração são as propriedades contraceptivas que podem ser indesejáveis, ou não, variando de acordo com o desejo de cada paciente engravidar. ³
A endometriose em adolescentes é uma área de pesquisa em constante evolução. Embora existam desafios no diagnóstico e tratamento, os avanços na pesquisa médica e científica estão melhorando continuamente nossa compreensão e manejo dessa condição. É importante que os profissionais de saúde estejam cientes da possibilidade de endometriose em adolescentes para garantir um diagnóstico e tratamento precoces.
Referências Bibliográficas
-
Nacul, AP. Spritzer, PM. Aspectos atuais do diagnóstico e tratamento da endometriose. Rev Bras Ginecol Obstet. 2010; 32(6):298-307.
-
ACOG Committee Opinion n. 760. Dysmenorrhea and endometriosis in the adolescent. Obstet Gynecol. 2018;132(6):e249-58.
-
Guideline of European Society of Human Reproduction and Embryology in Endometriosis, Development Group. 2022. Disponível em: https://www.eshre.eu/Guideline/Endometriosis. Acessado em: Julho/24.
Outros artigos
Ver todos trending_flatNossos produtos
A Mantecorp Farmasa se consolidou entre as líderes do mercado farmaceutico brasileiro. Confira nossos produtos: