Sintomas da gripe

Gripe menstrual: por que algumas mulheres ficam “gripadas” na TPM?

Por Mantecorp Saúde

27/05/2022 - Última atualização: 27/05/2022

Imagem da notícia Gripe menstrual: por que algumas mulheres ficam “gripadas” na TPM?

Mulheres já precisam aguentar os desconfortos causados pela TPM, imagine se elas também apresentarem os sintomas clássicos da gripe? Essa é a chamada gripe menstrual, que pode ser mais comum do que imagina, interferindo no seu bem-estar e no seu ciclo! 

Mas não precisa se preocupar, separamos um guia prático que irá mostrar o que é gripe menstrual, como identificar seus sintomas e, o mais importante, como aliviar esses efeitos ao longo do período. 

O que é gripe menstrual? 

É importante salientar que a gripe menstrual não é um termo clínico ou condição médica especial, trata-se apenas da reação do organismo de algumas mulheres, que apresentam sintomas similares a um quadro de Influenza, sempre antes da chegada da menstruação. 

Pode ser encarada como uma variação da tensão pré-menstrual. Nesses casos, além de alterações de humor, cólicas, inchaço e outros sintomas clássicos da TPM, o quadro pode ser confundido com uma gripe ou resfriado, por conta da dor de cabeça, fadiga ou dor de garganta, por exemplo. 

Quais os sintomas da gripe menstrual? 

Já que tocamos no assunto, vejamos alguns sintomas que podem ocorrer dar a impressão de que a mulher está gripada no período pré-menstrual: 

  • fadiga; 
  • dor de cabeça; 
  • dor de garganta; 
  • náusea, vômito ou diarreia; 
  • estado febril. 

Por que fico gripada antes de menstruar? 

Afinal de contas, o que causa a gripe menstrual? Por que algumas mulheres ficam gripadas logo antes do período? Basicamente, ela ocorre por conta da flutuação hormonal que acontece no sistema reprodutor feminino quando não há gravidez. 

Os níveis de estrogênio e progesterona se elevam na ovulação e despencam logo antes da menstruação, o que é associado a prostaglandina, principal responsável pelas cólicas, e dá início ao corrimento fisiológico de sangue. 

Não existem dados suficientes para indicar a origem desses efeitos em algumas mulheres, o mais plausível é que se trata de uma questão de diferente sensibilidade entre o corpo de uma para outra. 

Como a prostaglandina é um hormônio com efeito inflamatório, os sintomas da gripe menstrual podem estar associados a esse processo. 

Preciso me preocupar com a gripe menstrual? 

No geral, a gripe menstrual começa após a ovulação e acaba no início do período. Nessa etapa, os sintomas diminuem de intensidade até desaparecem por completo em pouco tempo, sem grandes motivos para preocupação. 

Porém, há uma ressalva. Se o quadro de gripe menstrual ocorrer em uma intensidade aguda, de forma que sua rotina seja interrompida e cause extremo desconforto, seja físico ou emocional, é importante fazer uma consulta com o seu ginecologista para uma avaliação completa. 

É gripe de verdade ou gripe menstrual? 

Para saber se o quadro apresentado é uma possível gripe comum ou trata-se de um sinal de que a menstruação está por vir, fique atenta aos sinais que o seu corpo dá na forma dos sintomas. 

Por exemplo, no caso de febre alta antes mesmo de surgirem as cólicas e de ter tido contato com uma pessoa gripada dias antes dos sintomas, as chances de ser Influenza são maiores.  

No entanto, se os sintomas ocorrem invariavelmente a cada duas ou três semanas, é provável que seja gripe menstrual, já que a comum não costuma apresentar uma frequência tão elevada e previsível. 

Como aliviar sintomas de gripe menstrual? 

O tratamento da gripe menstrual foca no alívio dos sintomas e no suporte ao organismo para que ele promova a recuperação do quadro inflamatório. Como não se trata de uma condição médica no sentido literal, não temos medicamentos específicos para tal. 

De todo modo, as recomendações para aliviar a sensação de estar gripada antes de menstruar são bem similares ao que é indicado para lidar com a TPM. São elas: 

  • evitar álcool, cafeína e tabaco, sobretudo em excesso; 
  • evitar o consumo de alimentos gordurosos; 
  • diminuir o consumo de açúcar e sal; 
  • fazer refeições menores para aliviar o sistema digestivo e controlar o nível de açúcar no sangue; 
  • preferir cereais integrais, como pães, arroz e outros grãos; 
  • elevar o consumo de alimentos ricos em cálcio; 
  • beber bastante água. 

Caso você sinta que está um pouco febril e com dores generalizadas, o uso de medicamentos analgésicos e antitérmicos pode ser empregado para o tratamento completo. 

Já como método preventivo, existem indícios de que atividades aeróbicas possam diminuir a incidência de gripe menstrual. Por isso, tente praticar 30 minutos diários de caminhada, corrida, ciclismo ou outro exercício similar. 

A gripe pode atrasar a menstruação? 

Cada mulher tem o ciclo menstrual de uma forma e ele pode ser afetado por diversos fatores, causando atrasos ou mesmo variação na intensidade dos sintomas de TPM e no volume do fluxo. 

Entre esses fatores, podemos citar o excesso de atividades físicas, novas medicações de uso contínuo para tratamentos diversos, estresse e a ocorrência de uma infecção viral como a gripe ou mesmo um resfriado. 

Quando ficamos doentes, é possível que a virose afete o equilíbrio hormonal, alterando os sintomas da TPM ou gerando o atraso do início do período menstrual. 

Nossos produtos

A Mantecorp Farmasa se consolidou entre as líderes do mercado farmaceutico brasileiro. Confira nossos produtos:

Logo Addera
Logo Aviv
Logo AAS
Logo Alektos
Logo Ammy
Logo bifilac
Logo colflex
Logo Deciprax
Logo Foq-xr
Logo gestamax
Logo melatonum
Logo Nesina
Logo Picbam
Logo Vabam
Logo Venalot
Ver todos os produtos