
O que é rinite crônica? Quais são os principais sintomas?
Por Mantecorp Saúde
21/10/2025 - Última atualização: 21/10/2025

Quem convive com rinite crônica sente o incômodo constante da obstrução nasal e, em casos graves, surgem até mesmo secreções espessas com odor desagradável. Sangramentos frequentes, coriza e espirros também podem ocorrer e aumentar ainda mais o desconforto 1.
Além do impacto físico, esses sintomas comprometem o desempenho das atividades do dia a dia e têm risco de evoluir para complicações, como sinusite e infecções no ouvido médio. Portanto, buscar medidas para aliviar as queixas é fundamental, o que costuma envolver mudanças no estilo de vida e o uso de medicamentos 2.
Quer entender quais são as consequências dessa condição? Então, continue a leitura do nosso conteúdo e também descubra os principais tratamentos. Vamos lá?
Resumo
- Rinite crônica é uma inflamação persistente da mucosa nasal que dura mais de 12 semanas e provoca sintomas como coriza, espirros e congestão 2.
- Suas causas incluem alergias, infecções virais, poluição, tabagismo e alterações hormonais 2.
- A rinite pode ser alérgica, não alérgica, crônica, atrófica, vasomotora e medicamentosa 1.
- Pólipos nasais, sinusite, infecções de ouvido e asma são complicações comuns em pessoas com rinite 2-4.
- O tratamento para a condição engloba medicamentos de venda livre, corticoides, imunoterapia, irrigação nasal, medidas caseiras, mudanças de hábitos e cirurgia 1,2.
- Benedesc Plus é um xarope antialérgico com ação descongestionante, ideal para quem procura ação rápida e eficaz para uma melhora imediata do desconforto 5.
Conteúdos relacionados
- É gripe, alergia, resfriado ou rinite? Descubra a diferença!
- Como aliviar rinite para dormir? Por que ela piora à noite?
- Rinite infantil: como prevenir e tratar as crises?
O que é a rinite crônica?
A rinite crônica é uma inflamação persistente que dura mais de 12 semanas na região da mucosa nasal. A condição provoca sintomas como obstrução nasal, secreção espessa, sangramentos e formação de crostas no nariz 1. Alergias respiratórias, infecções virais, poluição, tabagismo e alterações hormonais são as suas principais causas 2.
Ou seja, fatores alérgicos e não alérgicos podem provocar a condição. Casos crônicos não alérgicos, por exemplo, correspondem a cerca de 25% dos diagnósticos. Nesses quadros, os vasos sanguíneos da mucosa nasal dilatam, o que favorece o aparecimento de inchaço, coriza, espirros e congestão 2.
Quais são os tipos de rinite?
Os tipos de rinite são 2:
- alérgica: reação do sistema imunológico a fatores ambientais, como pólen, poeira, mofo e pelos de animais;
- não alérgica: desencadeada principalmente pelo vírus da gripe ou do resfriado;
- crônica: inflamação duradoura e geralmente associada à sinusite persistente;
- atrófica: afinamento da mucosa nasal, ressecamento, odor desagradável e presença de crostas espessas são suas características mais frequentes;
- vasomotora: reação exagerada do nariz a agentes irritantes, perfumes, poluição ou alimentos condimentados, sem relação direta com alergias;
- medicamentosa: surge pelo uso excessivo de descongestionantes nasais, pois gera o efeito rebote e agrava a congestão.
Qual a diferença entre rinite alérgica e crônica?
A diferença entre rinite alérgica e crônica está na origem e duração do problema. A rinite alérgica surge como resposta do sistema imunológico a alérgenos e sua manifestação costuma ser sazonal. Já a crônica ocasiona inflamação que dura mais de 3 meses e também ocorre devido a fatores não alérgicos 2.
Leia na sequência: Rinite alérgica: sintomas, causas, tratamento e prevenção
O que a rinite crônica pode causar?
A rinite crônica pode causar 2:
- pólipos nasais: formações benignas que aparecem na mucosa do nariz e aumentam o risco de obstrução da passagem de ar;
- sinusite: inflamação dos seios da face provocada pelo bloqueio e irritação constantes das vias nasais;
- infecções de ouvido: o acúmulo de secreção e a congestão nasal podem provocar otites recorrentes, especialmente no ouvido médio;
- prejuízo nas atividades cotidianas: sintomas contínuos, como obstrução nasal e coriza, reduzem a qualidade de vida de forma geral.
Aliás, um estudo mostra que até 75% dos pacientes com rinossinusite crônica também apresentam manifestações alérgicas, percentual que varia conforme a região geográfica 3. Além disso, até 40% dos pacientes com rinite desenvolvem asma como consequência direta da condição 4.
Como tratar rinite crônica?
Existem 6 dicas principais para tratar a rinite crônica 1,2:
- Medicamentos de venda livre 1,2;
- Remédios prescritos 1,2;
- Mudanças de hábitos 1,2;
- Irrigação nasal 1,2;
- Medidas caseiras 2;
- Cirurgia 1,2.
Entenda os detalhes a seguir!
1 - Medicamentos de venda livre
Anti-histamínicos, sprays salinos e descongestionantes de uso curto ajudam a aliviar sintomas como coriza, espirros e congestão. Esses medicamentos são encontrados facilmente em farmácias e trazem melhora rápida, mas o uso prolongado de descongestionantes nasais deve ser evitado, pois há risco de provocar efeito rebote 1,2.
2 - Remédios prescritos
O médico pode indicar corticoides nasais para reduzir a inflamação, imunoterapia para alergias ou até estabilizadores de mastócitos. Assim, essas terapias atuam profundamente no controle e na prevenção das crises 1,2.
3 - Mudanças de hábitos
Evitar os gatilhos é uma das ações mais eficazes, o que inclui diminuir a exposição a agentes como poeira, pelos de animais, fumaça de cigarro e poluição. Manter janelas fechadas em dias de alta polinização e higienizar roupas de cama com frequência também são iniciativas recomendadas para minimizar as chances de alergia 2.
4 - Irrigação nasal
A lavagem das vias nasais com solução salina auxilia na remoção de substâncias irritantes e, consequentemente, alivia o inchaço na região 1,2. É uma alternativa segura e eficaz, desde que seja utilizada água destilada, filtrada ou previamente fervida para prevenir infecções 2.
5 - Medidas caseiras
Utilize umidificadores para manter o ar úmido e mantenha a hidratação adequada para melhorar o desconforto 2.
Leia também: Remédio caseiro para tosse: o que é bom para parar de tossir?
6 - Cirurgia
A cirurgia é indicada quando a rinite é causada por problemas estruturais, como desvio de septo ou pólipos nasais. O procedimento corrige a passagem de ar e ameniza os sintomas que não são solucionados com as ações clínicas 2.
Lembre-se de sempre consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento, especialmente se apresentar febre ou dor intensa nos seios da face 2.
Benedesc Plus: xarope para aliviar a congestão nasal
Agora que você sabe como tratar rinite crônica, é hora de conhecer um excelente aliado. É o Benedesc Plus, xarope antialérgico descongestionante. Sua fórmula inclui dois ativos potentes 5:
- cloridrato de fenilefrina: estimula a contração dos vasos sanguíneos para diminuir a congestão;
- maleato de bronfeniramina: combate a secreção do nariz e da garganta 5.
Além disso, o remédio começa a agir a partir de 20 minutos após sua administração e pode ser utilizado a partir dos 2 anos. Portanto, é ideal para quem busca uma opção segura, eficaz e com efeito rápido 5.
Quer conhecer os detalhes dessa solução? Então, confira agora mesmo todas as vantagens de Benedesc Plus!
BENEDESC PLUS: maleato de bronfeniramina + cloridrato de fenilefrina. Indicações: descongestionante nasal de efeito rápido e um antialérgico, que controlam e reduzem os sintomas relacionados à gripe, ao resfriado, à rinite e à sinusite, além de diminuir o excesso de secreções. MS 1.7817.0958. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Setembro/25.
Outros artigos
Ver todos trending_flatNossos produtos
A Mantecorp Farmasa se consolidou entre as líderes do mercado farmaceutico brasileiro. Confira nossos produtos: