O que é a Influenza B? Quais seus sintomas?
Influenza B: entenda as diferenças e principais características desse que é um dos principais tipos de influenza que afeta os seres humanos.
Por Mantecorp Saúde
19/09/2022 - Última atualização: 19/09/2022
Junto da gripe do tipo A, que é a principal responsável pelas epidemias sazonais desse tipo de doença, a Influenza B é uma variação que pode atingir o organismo dos seres humanos e desencadear o processo infeccioso, causando os sintomas clássicos, como febre, dores pelo corpo, tosse e coriza.
Apesar de ser responsável por uma parcela menor dos casos totais de gripe, é essencial entender o que é a influenza tipo B, quais seus sintomas, características, métodos preventivos e tratamento indicado.
Assim como outras variantes mais comuns, como a H1N1 e a H3N2, classificadas como gripes do tipo A, ela também pode provocar complicações sérias, como a pneumonia, merecendo todo o cuidado para preservar a saúde das pessoas.
Quer saber tudo que precisa para se proteger e tratar da Influenza B? Então leia até o final!
O que é influenza B?
A Influenza B é o segundo tipo de gripe mais comum para a população humana, causada pelo vírus da Influenza do tipo B, que se divide em duas linhagens principais, a Yamagata e a Victoria.
Principais tipos de influenza
De modo geral, os principais tipos de Influenza que atingem os humanos são das classes A e B, ambas consideradas capazes de causar epidemias.
O tipo A se divide de acordo com a quantidade de proteínas que compõem seu código genético, existindo os subtipos H5N1, H1N1, H3N2, e assim por diante. Esse fator contribui para uma maior possibilidade de troca genética entre as cepas, aumentando sua circulação.
Esse tipo de Influenza também é capaz de atingir uma maior variedade de espécies, tais como aves, porcos e bois, que são criados para a alimentação humana e têm populações bem numerosas, tudo favorecendo o surgimento de variantes e aumentando o risco de epidemias e pandemias.
Já a Influenza B tem menor potencial pandêmico, já que, além dos humanos, ela costuma ocorrer apenas em algumas espécies de focas, o que reduz a sua circulação e o número de indivíduos que podem contrair e propagar esse tipo de patógeno.
A subdivisão desse tipo é separada em linhagens, como a B/Yamagata e a B/Victoria. Os vírus da Influenza B apresentam quatro tipos de proteínas em seu revestimento, ao contrário das duas que temos no tipo A.
Mesmo com o menor risco, também é relevante tomar cuidado com a Influenza tipo B, pois ela pode ser responsável por aproximadamente um terço dos casos de gripe em uma temporada, além de apresentar a mesma capacidade de causar complicações e até fatalidades.
Quais são os sintomas da Influenza B?
Agora que já sabemos o que é a Influenza tipo B, devemos levar nossa atenção para quais são os sintomas causados por essa infecção respiratória. Nesse caso, podemos afirmar que o quadro não costuma ter grandes variações entre os tipos de gripe.
Isso significa conhecer os sintomas mais comuns da gripe já é o bastante para conhecer quais os sintomas da Influenza B, uma vez que não temos informações conclusivas para fazer a ligação entre esse tipo de gripe e uma variação sintomática específica.
Dessa forma, uma pessoa gripada costuma apresentar o seguinte quadro:
- febre alta, acima de 38 ºC;
- dor de cabeça e no corpo;
- garganta inflamada e dolorida;
- tosse;
- coriza;
- nariz entupido;
- espirros;
- fadiga;
- perda de apetite.
Para pessoas mais sensíveis ou com a imunidade enfraquecida, como idosos, crianças e gestantes, a intensidade dos sintomas pode ser maior. Além disso, pode ocorrer também náusea, vômito, diarreia e tontura.
Como se transmite Influenza B?
De modo geral, a transmissão da Influenza B ocorre da mesma maneira que outros tipos de gripe.
Assim, a principal forma acontece pela inalação de gotículas de saliva contaminada por um indivíduo saudável, sendo que esses aerossóis costumam ser dispersos no ambiente sempre que a pessoa gripada fala, respira, tosse ou espirra.
Como método de transmissão secundária temos o contato com superfícies ou objetos contaminados.
Nesse caso, a saliva contaminada e o vírus podem ficar depositados em itens como copos, talheres, maçanetas e interruptores, chegando depois às mãos de uma pessoa, que pode levá-las ao rosto e acabar se contaminando.
Prevenção e tratamento da Influenza B + outros tipos de gripe
Entendendo como se transmite a Influenza B, podemos já ter uma ideia de suas formas de prevenção. Além disso, o seu tratamento acompanha o que é recomendado para outros casos da mesma infecção respiratória.
Por esse motivo, vamos concluir nosso guia sobre a Influenza B com dicas de prevenção e tratamento que podem ser adotadas para essa e todas as outras variantes da gripe. Confira!
Dicas para prevenção da gripe:
- vacinação: a vacina da gripe é manipulada anualmente para desenvolver a imunidade das pessoas contra os tipos de Influenza em maior circulação e também deve conter elementos para combater a manifestação das variações do tipo B;
- higiene pessoal: lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel e evitar o compartilhamento de objetos são maneiras de reforçar os hábitos de higiene e evitar a contaminação;
- fortalecimento da imunidade: praticar atividades físicas, manter uma alimentação balanceada, domrir bem e beber bastante água são formas de fortalecer a imunidade e assegurar o bom funcionamento do organismo, evitando doenças em geral.
Pegou uma gripe? Veja como tratar os sintomas:
- beba bastante água para manter as mucosas úmidas e evitar o risco de desidratação por conta da febre;
- reforce a alimentação com pratos nutritivos e quentes, como sopas, caldos e chás, principalmente aqueles que combinam vitaminas importantes, como vitaminas A, C e E, com ingredientes de propriedades anti-inflamatórias, como alho, limão, gengibre e mel;
- evite o ressecamento das mucosas nasais e da garganta com o uso de umidificadores de ambiente;
- use lenços umedecidos para eliminar a secreção nasal e facilitar a respiração;
- evite alimentos sólidos, muito condimentados ou de difícil digestão, para não gastar muita energia para absorver os nutrientes e proteger a garganta inflamada de possíveis lesões;
- faça o máximo de repouso que puder, para não forçar o organismo debilitado nem aumentar a propagação do vírus para outros locais e pessoas;
- remédios antigripais podem ser usados para aliviar os principais sintomas de gripe, tais como a febre, as dores no corpo e a coriza.
A Influenza B, assim como outros tipos de gripe, é uma doença autolimitada, que tende a sumir depois de um período de cerca de dez dias. O tratamento consiste em aliviar o desconforto e preservar o organismo até que a pessoa se recupere.
Tomar esses cuidados é muito importante para assegurar o bem-estar e a restauração da saúde, além de evitar o risco de desenvolver possíveis complicações. Esperamos que as informações apresentadas neste post tenham tirado suas dúvidas e ajudado a encontrar o melhor tratamento.
Para mais conteúdos sobre a gripe, prevenção e cuidados com a saúde, continue acompanhando o nosso blog!
Outros artigos
Ver todos trending_flatNossos produtos
A Mantecorp Farmasa se consolidou entre as líderes do mercado farmaceutico brasileiro. Confira nossos produtos: