
Peito chiando: o que pode ser? O que causa? Como aliviar?
Peito chiando ao respirar é um sintoma comum de obstruções nas vias aéreas. Veja quais doenças causam esse quadro, quando se preocupar e como tratar.
Por Mantecorp Saúde
17/09/2025 - Última atualização: 17/09/2025

Em geral, peito chiando é sinal de estreitamento ou obstrução das vias aéreas. Nesses casos, os ruídos e sibilos ao respirar surgem quando o ar tenta passar pelo trato respiratório inflamado ou parcialmente bloqueado, principalmente pelo acúmulo de secreção 1,2.
Muitas condições podem desencadear este sintoma, como asma, bronquite e infecções agudas diversas. Normalmente, o manejo é simples, basta tratar a causa do quadro e adotar medidas para melhorar o fluxo de ar para o organismo 1.
No entanto, é importante ficar atento para os possíveis sinais de alerta, como crises de tosse com catarro e falta de ar. Nesses cenários, pode ser necessário buscar atendimento médico para não correr riscos 1.
Quer entender melhor este sintoma, o que pode ser chiado no peito e quando é recomendado procurar ajuda?
Então continue a leitura!
Resumo
- O peito chiando, normalmente, é sinal de estreitamento ou obstrução parcial dos canais respiratórios 1,2.
- Nos quadros moderados, o som característico parece um sibilo ou assobio. Nos cenários mais graves, ocorre o estridor, que é um ruído mais alto e notável, resultado de esforço excessivo para inflar os pulmões sem obter sucesso 1-3.
- As causas mais comuns para o chiado no peito são asma e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). Outras condições incluem: alergias graves, infecções respiratórias, exposição às substâncias tóxicas e objetos estranhos alojados nas vias aéreas 1.
- No caso de sibilos intermitentes, sem sintomas agravantes, pode não ser necessário ir ao médico. Por outro lado, se houver falta de ar, dificuldade respiratória, redução do nível de consciência, e inchaço facial ou da língua, é recomendado ir ao pronto-socorro imediatamente 1.
Conteúdos relacionados:
- Tosse e dor nas costas: entenda os sintomas e o que fazer
- Sintomas de bronquite asmática: como identificar e tratar a doença?
- Tosse crônica: o que é e como tratá-la?
O que pode ser chiado no peito?
Chiado no peito é um termo que caracteriza assobios e sons estranhos emitidos ao respirar. Normalmente, são causados pelo estreitamento ou obstrução parcial das vias aéreas. Assim, quando o ar passa pelo canal respiratório, seja ao inalar ou exalar, produz um ruído agudo e notável 1-3.
Esse barulho pode ocorrer devido à presença de partículas de poeira e secreções. Porém, é mais comum notar esse quadro em conjunto com outros sintomas respiratórios, como tosse, dificuldade para respirar e mal-estar generalizado 1-3.
Normalmente, bebês e crianças pequenas estão mais propensos a apresentar esse sintoma, pois as vias aéreas dos pequenos são mais estreitas do que as dos adultos 1-3.
Além dos sibilos, que são os sons mais finos, o chiado também se manifesta como estridor. Nesse caso, o ruído é mais alto, grave e seco. Ocorre quando você engasga ou apresenta uma obstrução total do canal respiratório 1.
Nesse exemplo, você pode fazer bastante força para puxar o ar e encher o peito, mas não consegue fazê-lo 1.
Quais as causas comuns de sibilos no peito?
Conforme mencionado, ficar com o peito chiando pode ser um sintoma de quadros respiratórios variados. Veja quais são as causas mais comuns!
1. Asma
A asma é um distúrbio que provoca o estreitamento das vias aéreas em episódios recorrentes, classificados como crises de asma. Quando esse cenário ocorre, o tecido que reveste as mucosas do sistema respiratório incha e os músculos adjacentes se contraem, fatores que promovem o bloqueio parcial ou total do fluxo aéreo 1,3,4.
Muitas vezes, a bronquite asmática, como também é conhecida, é uma condição crônica e hereditária. Os sintomas começam na infância e podem diminuir ao longo da vida 1,3,4.
Além de deixar o peito chiando, a asma costuma causar sensação de aperto, falta de ar e tosse, que pode ser seca ou produtiva 1,3,4.
2. DPOC
Doença pulmonar obstrutiva crônica é um termo usado para diagnosticar quadros que causam obstrução reincidente e prolongada das vias aéreas, como bronquite obstrutiva crônica e enfisema pulmonar 1,3,5.
Outros sintomas incluem 5:
- catarro;
- tosse;
- falta de ar;
- fôlego curto;
- fadiga;
- aperto no peito.
3. Outras
Em casos menos comuns, chiado no peito ocorre nas seguintes condições 1-3:
- infecções respiratórias, como gripe, resfriado, rinite e sinusite, especialmente em crianças;
- alergias respiratórias que fecham a garganta;
- infecções do trato respiratório inferior, como bronquite aguda e bronquiolite;
- objetos introduzidos nas narinas ou engolidos;
- pedaços de comida que não foram mastigados antes de engolir;
- refluxo gastroesofágico crônico;
- apneia do sono;
- insuficiência cardíaca.
A título de curiosidade, as causas comuns do estridor são 1:
- inflamação na traqueia;
- corpos estranhos inalados ou introduzidos nas vias aéreas, como pedaços de comida ou peças de brinquedos;
- infecção na epiglote;
- disfunção das cordas vocais.
Qual a relação entre chiado no peito e tosse?
Respiração com chiado no peito e tosse são sintomas que estão interligados, já que ambos são sintomas que podem ocorrer em caso de obstrução nas vias aéreas. Geralmente, esse cenário ocorre quando há acúmulo de catarro no trato respiratório inferior e o organismo tenta se livrar do excesso de secreção ao fazer você tossir 1-3.
Por outro lado, se a mucosa estiver inflamada e sensibilizada, como pode acontecer em quadros alérgicos, a combinação provável é peito chiando e tosse seca 1-3.
Catarro preso na garganta causa sibilos ao respirar?
A combinação de obstrução física e inflamação pode causar sibilos ao respirar. Por esse motivo, o catarro preso na garganta também pode causar chiado no peito. Afinal, a secreção impede o fluxo aéreo normal e pode piorar o estreitamento das vias aéreas 1-3.
Em geral, asma, bronquiolite e abscessos na garganta estão entre os principais fatores por trás desse quadro 1-3.
Falta de ar e peito chiando são motivos para se preocupar?
A falta de ar é um sinal de alerta para a maioria dos casos. Além disso, você também precisa ficar atento aos seguintes fatores de risco 1,3:
- dificuldade respiratória;
- perda da capacidade de respirar;
- perda ou diminuição do nível de consciência;
- inchaço na face ou na língua;
- cianose (boca, unhas e extremidades ficam azuladas devido ao baixo índice de oxigênio no sangue);
- sensação de aperto e dor no peito.
Ao apresentar um ou mais sintomas dessa lista, é recomendado procurar atendimento médico urgente 1,3.
Como é o tratamento do chiado no peito?
Na maioria dos casos, o barulho do peito chiando desaparece ao tratar a causa do problema. Entre as terapias mais comuns estão o uso de broncodilatadores inalados, bem como os corticoides administrados por via oral, ambos servem para diminuir o inchaço nos dutos pulmonares 1,3.
Ocasionalmente, descongestionantes e antialérgicos também são indicados para alívio dos sintomas. Essa medida é mais usada quando os sibilos ao respirar são causados por gripes, resfriados, sinusites e reações alérgicas 1,3.
Alívio de tosse e congestão nasal? Conheça Benetosse e Benedesc Plus!
Quer alívio da sensação de congestionamento nas vias aéreas? Precisa de ajuda para controlar a tosse? Em ambos os casos, pode contar com a família Benegrip. Veja como:
- Benetosse 6: xarope de Hedera helix indicado para alívio da tosse produtiva, pois combina ação expectorante e mucofluidificante. Além disso, ajuda a controlar os gatilhos que fazem você tossir;
- Benedesc Plus 7: com ação antialérgica e descongestionante, esse xarope é indicado para alívio da coriza e congestão nasal, desenvolvido com base na associação entre maleato de bronfeniramina e cloridrato de fenilefrina.
E mais, tanto Benetosse quanto Benedesc Plus podem ser usados por adultos e crianças acima de 2 anos 6,7.
Quer mais informações sobre os nossos produtos e acompanhar ofertas especiais? Acesse nossa loja online!
Xarope Benetosse. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. M.S 1.7817.0932. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. *.Benetosse rende mais que Expec. Benetosse tem dose total diária de 6mL para adultos, enquanto Expec tem dose total diária de 30mL para adultos. BENEDESC PLUS: maleato de bronfeniramina + cloridrato de fenilefrina. Indicações: descongestionante nasal de efeito rápido e um antialérgico, que controlam e reduzem os sintomas relacionados a gripe, ao resfriado, a rinite e a sinusite, além de diminuir o excesso de secreções. MS 1.7817.0958. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Agosto/2025.
Outros artigos
Ver todos trending_flatNossos produtos
A Mantecorp Farmasa se consolidou entre as líderes do mercado farmaceutico brasileiro. Confira nossos produtos: