Tosse

Sintomas de amigdalite: o que pode causá-los? Como tratar?

Por Mantecorp Saúde

19/09/2025 - Última atualização: 19/09/2025

Imagem da notícia Sintomas de amigdalite: o que pode causá-los? Como tratar?

Com função de interceptar patógenos e produzir células de defesa que ajudam a combater infecções, as amígdalas são fundamentais para proteger a sua saúde. No entanto, esse cenário de alta exposição favorece inflamações nesses órgãos. Então surgem os sintomas de amigdalite, que podem incluir febre, dor de garganta e inchaço 1.

O quadro é conhecido por afetar crianças e adolescentes, geralmente após uma infecção viral mal curada, como uma gripe ou resfriado. Esse risco elevado ocorre devido à imunidade imatura dos mais jovens 2,3.

Porém, adultos também correm risco de desenvolver a amigdalite ou de transmitir os patógenos que causam a inflamação. Por esse motivo, para se proteger e cuidar bem dos seus filhos, confira esse post e aprenda como identificar, tratar e prevenir infecções respiratórias desse tipo 2,3.

Aproveite a leitura!

Resumo

  • A amigdalite é uma doença infecciosa que resulta na inflamação das amígdalas, dois órgãos de formato oval que ficam no fundo da garganta. A função desses tecidos é produzir células de defesa e servir como primeira barreira para interceptar patógenos que invadem o organismo pela boca 1-3.
  • Os sintomas de amigdalite incluem inchaço e vermelhidão das amígdalas, acompanhados ou não de pus e pontinhos brancos, gânglios inchados nas laterais do pescoço, halitose, rouquidão, desconforto estomacal, cefaleia, dificuldade para engolir, febre e dor de garganta 1-3.
  • A causa mais comum da amigdalite é a infecção viral do trato respiratório superior. Porém, o quadro pode ser provocado por bactérias, com destaque para os patógenos da família Streptococcus 1-3.
  • Para o tratamento, o médico pode recomendar o uso de analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios, ativos comuns em remédios para gripe, para aliviar os sintomas do mal-estar. Nos casos de infecção bacteriana, pode ser necessário tomar antibióticos 1-3.

Conteúdos relacionados:

O que é amigdalite?

A amigdalite é a infecção das amígdalas, par de órgãos ovalados que ficam na parte posterior da garganta, uma de cada lado 1-3.

Na prática, são parte de uma barreira de defesa do corpo, responsável por capturar patógenos que invadem as vias aéreas superiores. Essa exposição pode desencadear um processo inflamatório, caso vírus e bactérias infeccionem esses tecidos 1-3.

Quais são os sintomas de amigdalite?

Os principais sintomas de amigdalite são 1-3:

  • febre;
  • inflamação e dor de garganta;
  • tosse;
  • dor de cabeça;
  • cansaço e indisposição;
  • mal-estar estomacal;
  • falta de apetite;
  • mau hálito;
  • acúmulo de pus e pontinhos brancos nas amígdalas;
  • inchaço;
  • vermelhidão;
  • rouquidão ou alterações na voz;
  • inchaço nos gânglios nas laterais do pescoço;
  • dificuldade para engolir.

A maioria dos casos é de baixa gravidade e a fase mais intensa dura em torno de quatro dias. Se os sintomas de amigdalite persistirem além disso, é importante ficar alerta e procurar um médico. Outros sinais preocupantes incluem 1-3:

  • dificuldade para respirar;
  • dor e dificuldade de engolir impedem a alimentação e reposição de fluidos.

O que causa amigdalite?

Existem dois principais tipos de causas para a amigdalite. Cerca de 70% dos casos são provocados por vírus, enquanto o restante é de origem bacteriana. Geralmente, as infecções virais causam sintomas moderados, relativamente mais leves se comparados aos causados por bactérias 2.

Os vírus que causam gripes e resfriados também desencadeiam a infecção das amígdalas, inclusive é bastante comum desenvolver os sintomas da amigdalite pouco tempo depois de se recuperar de doenças respiratórias 2.

Em relação à amigdalite bacteriana, a maioria dos casos é causada por patógenos do gênero Streptococcus. Nesse cenário, o tratamento com antibióticos é fundamental, pois há risco de desenvolver complicações graves que vão além do trato respiratório, como é o caso da febre reumática 1-3.

O que pode piorar a amigdalite?

Sobre o que pode piorar a amigdalite, os principais agravantes são aqueles que baixam a imunidade e dificultam o combate aos patógenos responsáveis pela infecção 1-3.

Nesse caso, é importante se prevenir com os seguintes cuidados 1-3:

  • evite aglomerações e, se for necessário sair de casa, use máscara;
  • lave as mãos com frequência;
  • evite o contato com saliva e secreções de pessoas resfriadas, gripadas ou com sintomas respiratórios;
  • procure não passar muito tempo em ambientes com ar-condicionado, pois os climatizadores podem ressecar as mucosas;
  • se o clima estiver frio e seco, use umidificadores para melhorar a qualidade do ar respirado;
  • para amenizar o desconforto e não piorar a dor de garganta, prefira bebidas e alimentos mornos ou quentes, como chás, sopas e caldos leves;
  • aumente a ingestão de líquidos;
  • siga corretamente as orientações médicas e procure ajuda ao notar sinais de alerta.

Como tratar a amigdalite?

Para tratar a amigdalite, é fundamental contar com o médico para diagnosticar se a infecção é causada por vírus ou bactérias. As infecções virais usam terapias de suporte, o que inclui o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, para amenizar os sintomas e ajudar o corpo a se recuperar. Para as doenças de origem bacteriana, é necessário administrar antibióticos específicos 1-3.

Vale ressaltar que é necessário completar o tratamento com antibióticos mesmo após os sintomas desaparecerem. Caso contrário, podem surgir complicações ainda mais graves. Se houver reincidência da infecção, o médico pode sugerir a remoção das amígdalas 1-3.

Como curar a amigdalite rapidamente?

Para curar a amigdalite rapidamente, você pode tomar remédios para aliviar os sintomas, fazer gargarejo com água morna e sal, ingerir bebidas mornas e fazer repouso. Na maioria dos casos, esses cuidados bastam para se recuperar da infecção em poucos dias. Porém, fique atento e procure novamente atendimento médico se essa melhora não acontecer 2.

Leia também: É possível ter as amígdalas inflamadas só de um lado? O que causa a amigdalite? [GUIA]

Amigdalite pode causar febre e dor de garganta?

Sim, como ocorre em outras infecções respiratórias, a amigdalite pode causar febre e dor de garganta, sintomas que fazem parte da resposta imunológica do corpo para combater a doença 1-3.

Benegrip serve para dor de garganta?

Sim, Benegrip serve para dor de garganta, febre e sintomas inflamatórios. Afinal, o medicamento combina ativos com ação analgésica, antipirética, antialérgica e estimulante. Conforme indica a bula, o remédio é indicado para alívio de quadros decorrentes de gripes e resfriados 4.

Nesse caso, antes de usar medicamentos desse tipo para tratar os sintomas de amigdalite, é necessário verificar com o médico ou farmacêutico se essa alternativa é segura e eficaz 1-3.

A fórmula do nosso antigripal contém 4:

  • 500 mg de dipirona monoidratada, indicada para alívio de dor e febre;
  • 2 mg de maleato de clorfeniramina, eficaz no controle de sintomas alérgicos;
  • 30 mg de cafeína, substância que atua como estimulante do sistema nervoso central.

Se você procura uma alternativa para amenizar o desconforto de gripes e resfriados, converse com seu médico. Para saber mais sobre Benegrip, acesse a bula digital ou confira as ofertas da nossa loja online!

Benegrip. Dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina, cafeína. Indicações: tratamento sintomático da gripe e resfriado. MS 1.7817.0092. Agosto/2025.

Nossos produtos

A Mantecorp Farmasa se consolidou entre as líderes do mercado farmaceutico brasileiro. Confira nossos produtos:

Logo Addera
Logo Aviv
Logo AAS
Logo Alektos
Logo Ammy
Logo bifilac
Logo colflex
Logo Deciprax
Logo Foq-xr
Logo gestamax
Logo melatonum
Logo Nesina
Logo Picbam
Logo Vabam
Logo Venalot
Ver todos os produtos