Tratamentos para a gripe

Sintomas de sinusite atacada: quais são? Quanto tempo duram?

Por Mantecorp Saúde

21/10/2025 - Última atualização: 21/10/2025

Imagem da notícia Sintomas de sinusite atacada: quais são? Quanto tempo duram?

Capaz de afetar pessoas de todas as idades, a inflamação dos seios nasais pode causar crises fortes e mal-estar intenso. Nesses casos, é fundamental identificar os sintomas de sinusite atacada para buscar o tratamento adequado o mais rápido possível 1.

Essa medida é especialmente importante para crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios crônicos. Para esses grupos de risco, além de queixas mais persistentes, a possibilidade de complicações graves também é motivo de preocupação 1.

Em todo caso, nesse post você descobre como identificar os sinais de alerta que caracterizam essas crises. Além disso, encontre dicas sobre o que tomar quando a sinusite está muito atacada e cuidados caseiros que complementam o tratamento.

Resumo

  • Sinusite é a inflamação dos seios paranasais, cavidades ocas que ficam nos ossos da face. Pode ser causada por alergias, vírus, bactérias, fungos, fatores ambientais e anatômicos 1,2.
  • Os principais sintomas de sinusite atacada são nariz entupido, coriza, dor e pressão na face. Também podem ocorrer secreção nasal purulenta, cefaleia, mau hálito, espirro e tosse 1,2.
  • Para aliviar crises de sinusite, o médico pode prescrever analgésicos, antialérgicos e descongestionantes nasais, além de antibióticos e antifúngicos, se houver necessidade 1,2.
  • Você também pode combater o mal-estar ao permanecer em repouso, hidratado e em ambientes livres de alérgenos, como poeira e pelos de animais. Além disso, recomenda-se usar umidificadores, realizar lavagem nasal e inalação 1,2.

Conteúdos relacionados:

O que é a sinusite?

É a inflamação dos seios paranasais, cavidades ocas localizadas nos ossos da face. Pode ocorrer após infecções respiratórias ou crises alérgicas. Quando causada por agentes infecciosos, como vírus, bactérias ou fungos, costuma gerar dor, secreção espessa, obstrução nasal, espirros e sensação de pressão no rosto 1,2.

Quais são os tipos de sinusite?

Conforme a causa, a sinusite pode ser bacteriana, viral, fúngica ou alérgica. Em relação à duração, pode ser aguda (menos de 4 semanas), subaguda (entre 4 e 12 semanas) ou crônica (mais de 12 semanas). Também é classificada de acordo com os seios nasais atingidos (frontais, etmoidais, esfenoidais ou maxilares) 1,2.

Outra variação que merece destaque (e pode ser tratada como sinusite crônica) é a recorrente. Para esse diagnóstico, o critério é a ocorrência de quatro ou mais crises de sinusite por ano 2.

O que é crise de sinusite?

É o termo popular que caracteriza o surgimento ou a piora repentina dos sintomas de sinusite atacada. Em geral, esses episódios acontecem quando as vias aéreas estão sensibilizadas e sofrem novos ataques. Nessa situação, o dano pode ou não estar associado à causa da inflamação 1,2.

De todo modo, ressaltamos que não se trata de uma classificação encontrada na literatura médica. Mesmo assim, costuma ser usado para facilitar o monitoramento do quadro 1,2.

O que deixa a sinusite atacada?

Na maioria dos casos, os episódios começam após contato com poeira, pelos, pólen, ácaros e outros alérgenos. Em determinadas situações, decorrem da administração inadequada de medicamentos, principalmente sprays nasais com corticoides. Nesse cenário, o uso prolongado do produto causa efeito rebote e intensifica a inflamação 2.

Também é comum a sinusite piorar à noite, o que pode acontecer devido ao aumento da concentração de irritantes aéreos no ambiente de descanso. Além disso, a posição de repouso favorece o acúmulo de secreção nas vias aéreas 2.

Quais são os sintomas de sinusite atacada?

Os principais são dor e sensação de pressão na face, nariz entupido, coriza e perda total ou parcial do olfato. Além disso, podem ocorrer dor de cabeça, catarro verde e gelatinoso (purulento), halitose (mau hálito), espirro e tosse 1,2. Em casos raros, principalmente de sinusite em crianças, pode haver febre 2.

É importante destacar que a crise pode ser caracterizada ao notar um ou mais sintomas de sinusite atacada que aparecem ou pioram repentinamente 2.

Quanto tempo dura uma crise de sinusite?

É difícil determinar a duração das crises. Às vezes, os sintomas de sinusite atacada são amenos e desaparecem em minutos. Em outros casos, o episódio persiste por horas. De todo modo, a menos que existam fatores de risco, terapias de suporte são capazes de aliviar o incômodo 2.

Por não ser um termo médico, não existem critérios para determinar quanto tempo dura uma crise de sinusite. Conforme mencionado, a forma mais comum de classificação considera o curso total da doença, da seguinte forma 2:

  • sinusite aguda: até 4 semanas;
  • sinusite subaguda ou pós-aguda: entre 4 e 12 semanas;
  • sinusite crônica: mais de 12 semanas;
  • sinusite recorrente: 4 ou mais episódios sintomáticos por ano.

O que é bom para aliviar os sintomas de sinusite?

A lavagem nasal e inalação podem soltar o muco das vias aéreas e amenizar os sintomas de sinusite atacada, como congestão e pressão na face. Além disso, recomenda-se usar umidificadores de ar, beber bastante água e manter repouso em um ambiente limpo e livre de alérgenos 2.

O que tomar quando a sinusite está muito atacada?

Para o tratamento de suporte, o médico pode receitar descongestionantes, analgésicos e antialérgicos. Respectivamente, esses remédios servem para aliviar a congestão nasal, combater a dor e reduzir a secreção e a irritação das mucosas. Além disso, existem fármacos específicos para tratar quadros bacterianos (antibióticos) e fúngicos 2.

A escolha do medicamento adequado depende inteiramente do diagnóstico. Portanto, ao apresentar os primeiros sintomas de sinusite, é recomendado marcar consulta ou procurar um pronto-atendimento o quanto antes 2.

Como funciona um xarope para sinusite?

Um xarope para sinusite pode combinar diferentes ativos para amenizar os sintomas da inflamação 2. Exemplo disso é o Benedesc Plus, que combina ação descongestionante e antialérgica 3.

Com cloridrato de fenilefrina e maleato de bronfeniramina, atua na contração dos vasos sanguíneos e diminuição da secreção nasal 3.

Dessa forma, pode diminuir o edema nas vias aéreas, melhorar o fluxo de ar e reduzir a irritação nos ductos nasais 3.

Desenvolvido especialmente para os pequenos, esse remédio pode ser usado por adultos e crianças acima de 2 anos. Basta administrar a dosagem indicada na bula, com a ajuda do copo dosador que acompanha o produto 3.

Acesse a bula do Benedesc para mais informações e visite nossa loja online para ver ofertas especiais.

BENEDESC PLUS: maleato de bronfeniramina + cloridrato de fenilefrina. Indicações: descongestionante nasal de efeito rápido e um antialérgico, que controlam e reduzem os sintomas relacionados à gripe, ao resfriado, à rinite e à sinusite, além de diminuir o excesso de secreções. MS 1.7817.0958. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Setembro/2025.

Nossos produtos

A Mantecorp Farmasa se consolidou entre as líderes do mercado farmaceutico brasileiro. Confira nossos produtos:

Logo Addera
Logo Aviv
Logo AAS
Logo Alektos
Logo Ammy
Logo bifilac
Logo colflex
Logo Deciprax
Logo Foq-xr
Logo gestamax
Logo melatonum
Logo Nesina
Logo Picbam
Logo Vabam
Logo Venalot
Ver todos os produtos