Clínica Geral

Marketing médico: TOP 3 estratégias para divulgar seu trabalho

Descubra quais são as melhores estratégias e ferramentas para marketing médico e como garantir publicações conforme as normas.

Por Mantecorp Saúde

29/10/2025 - Última atualização: 29/10/2025

Imagem da notícia Marketing médico: TOP 3 estratégias para divulgar seu trabalho

Fazer marketing médico não é proibido. Pelo contrário: você pode utilizar as estratégias certas para fortalecer a sua reputação profissional e garantir visibilidade aos seus serviços ¹.

No entanto, é importante saber que essa não é uma terra sem lei. O Conselho Federal de Medicina (CFM) é o órgão responsável por regulamentar, com bastante rigor, as estratégias de marketing médico no país ¹.

Então, desde que os especialistas sigam com atenção as normas e respeitem a ética profissional, o marketing bem-feito pode ser um aliado para aumentar sua credibilidade e fortalecer a relação médico-paciente ¹.

A seguir, veja como você pode utilizar essa ferramenta a seu favor para atrair mais pacientes. Vamos lá!

Resumo

  • O marketing na área médica consiste em um conjunto de estratégias para divulgar o trabalho de um profissional da saúde. Estabelecimentos também podem se beneficiar dessas ações de comunicação ¹.
  • A publicidade e a propaganda nessa área são regulamentadas pelo Código de Ética Médica e pela Resolução CFM n.º 2.336/2023 2,3.
  • O Conselho Federal de Medicina é o responsável por definir as normas de divulgação de serviços médicos. Caso esses critérios não sejam seguidos, o profissional pode sofrer punições 2,3.
  • Você pode utilizar estratégias como marketing de conteúdo, SEO e a participação em eventos e congressos para promover sua marca pessoal, reforçar sua autoridade profissional e fazer networking 4,5.

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O que é marketing médico?

O marketing médico é um conjunto de estratégias e ações de comunicação que ajudam a divulgar o trabalho de profissionais e estabelecimentos que prestam serviços na área de saúde ².

Quando bem-feitos, esses recursos fortalecem a imagem profissional, transmitem credibilidade, informam e educam a população, além de atrair e fidelizar clientes.

Para obter esses ganhos, no entanto, é importante respeitar o Código de Ética Médica e a Resolução CFM nº 2.336/2023 2,3.

Essas regulamentações orientam a conduta dos médicos no exercício da profissão e na divulgação de seus serviços, e devem ser seguidas para evitar infrações éticas passíveis de punições pelos Conselhos de Medicina (CRM) 2,3.

Ética no marketing médico: quais são as boas práticas?

Existem algumas práticas permitidas aos profissionais da saúde, de acordo com o Conselho Federal de Medicina, ao divulgar seus serviços em publicidades e propagandas.

Confira as principais ²:

  • compartilhar selfies, fotos, vídeos e áudios em suas redes sociais, desde que não tenham tom sensacionalista nem caracterizem concorrência desleal;
  • republicar posts de pacientes ou conhecidos, desde que esteja ciente de que essas publicações serão consideradas como suas para efeitos legais;
  • postar fotos e vídeos do seu ambiente de trabalho, sua equipe, aparelhos e tecnologias utilizadas no atendimento;
  • divulgar horários de atendimento, formas de funcionamento (presencial ou online), como marcar consultas, valores e formas de pagamento;
  • informar descontos e promoções, desde que não haja “venda casada” (por exemplo: marque sua consulta e ganhe um produto);
  • fazer publicações sobre o atendimento, procedimento, satisfação em atender o paciente, desde que você não identifique a pessoa.

Além disso, para respeitar a ética no marketing médico, é importante ²:

  • incluir seu nome, número do CRM e RQE (Registro de Qualificação de Especialista), se houver, em todos os tipos de publicidade (site, cartão, rede social).
  • nunca publicar que trata órgãos e doenças específicas, a menos que seja especialista;
  • não divulgar aparelhos, equipamentos ou produtos sem registro na Anvisa;
  • falar sobre métodos ou técnicas não reconhecidas pelo CFM;
  • expor imagens de consultas e procedimentos em tempo real, mesmo que o paciente tenha autorizado;
  • garantir, prometer ou insinuar que determinado tratamento proporciona bons resultados;
  • fazer publicações sensacionalistas ou de autopromoção, postar conteúdos inverídicos ou praticar concorrência desleal.

3 estratégias de marketing médico para aplicar

Agora que você conhece as principais normas e boas práticas da publicidade médica, é hora de aprender as melhores estratégias de marketing para a área da saúde.

1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia focada na criação e distribuição de conteúdo de valor para atrair e fidelizar clientes. Nesse caso, pacientes 4!

Para colocar essas estratégias em prática, você deve fornecer as informações que as pessoas querem saber, para que, quando precisarem de um médico, os pacientes te procurem 4.

Você pode utilizar suas redes sociais para postar esses conteúdos, criar um site próprio ou até mesmo responder perguntas em fóruns médicos.

2. SEO para clínica e consultório

Outro recurso que pode agregar suas estratégias de divulgação é o SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca), uma das ferramentas mais poderosas do marketing digital 5.

Basicamente, o SEO é um conjunto de técnicas para melhorar a sua visibilidade nos buscadores. Você pode aplicar essa estratégia nos conteúdos do seu site e também no Google Meu Negócio, para que os pacientes encontrem sua clínica ou consultório 5.

Se bem aplicado, quando alguém pesquisar termos como “cardiologista em [cidade]” ou “clínica de dermatologia perto de mim”, você tem mais chances de aparecer entre os primeiros resultados.

3. Participação em eventos e congressos

Além de técnicas de marketing digital, vale a pena investir em estratégias presenciais, como a participação em eventos, workshops, palestras e congressos ¹.

Dessa forma, você pode fortalecer sua reputação, fazer networking, conhecer parcerias estratégicas e se atualizar profissionalmente ¹.

Quais as melhores ferramentas para marketing médico?

Existem diversas ferramentas de marketing médico que podem facilitar a divulgação dos seus serviços na internet. Vale a pena investir e usar as mais estratégicas para o seu negócio no seu dia a dia. Por exemplo ¹:

  • plataformas de gestão de redes sociais;
  • Google Meu Negócio: para aparecer nas pesquisas locais e no Google Maps;
  • site profissional;
  • plataformas de agendamento online.

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Porém, lembre-se de que, além de saber como se promover com ética e boas práticas, é importante aprimorar seus conhecimentos diariamente para manter-se sempre atualizado e desempenhar seu trabalho com qualidade.

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