Saúde

Fezes com muco são perigosas? Conheça as possíveis causas

Descubra as possíveis causas para fezes com muco, e como identificar e eliminar essa secreção em excesso para restaurar sua flora intestinal.

Por Mantecorp Saúde

05/09/2024 - Última atualização: 05/09/2024

Imagem da notícia Fezes com muco são perigosas? Conheça as possíveis causas

A verdade é que ninguém gosta de se deparar com fezes com muco, não é mesmo? Afinal, o aspecto mais saudável, é aquele de cor marrom (média a escura), textura macia e firme. Porém, nem sempre está em suas condições totalmente perfeitas ¹.

A cor, quantidade e textura das fezes podem mudar de acordo com a alimentação, hidratação e condições de saúde. Quando estão moles ou duras demais podem significar um problema que precisa ser investigado, principalmente se durar muitos dias ¹.

Apesar de nada substituir uma consulta médica, preparamos este artigo para você aprender como identificar muco nas fezes e eliminá-lo. Afinal, quais são as possíveis causas dessa alteração no intestino?

Leia até o final e confira!

Como identificar muco nas fezes?

O muco nas fezes é identificado por meio de uma camada gelatinosa mais espessa, que pode ser esbranquiçada, marrom-amarelada ou com pontos vermelhos, indicando ou não a presença de sangue.

Bastante parecido com o famoso “catarro”, o muco pode significar um problema de saúde, como uma irritação ou inflamação gastrointestinal, quando estiver em excesso e facilmente perceptível a olho nu ².

Quais as causas de muco nas fezes?

Existem variadas causas de muco nas fezes, portanto, é fundamental consultar um médico para realizar os exames recomendados e investigar os motivos para definir o melhor tratamento.

Veja abaixo as causas mais comuns para as fezes com muco.

1. Infecção no intestino (disenteria)

A disenteria pode ser infecciosa, causada pela contaminação por bactérias, vírus ou parasitas (como ameba). E pode ser responsável pelo aparecimento de muco e sangue nas fezes, pois o sistema gastrointestinal reage ao sistema imunológico, produzindo bastante secreção para tentar capturar os microrganismos invasores e eliminá-los ².

Quando há infecções intestinais, é comum o muco nas fezes vir acompanhado por sangue ou outros sintomas, como diarreia severa com fezes mole ou líquido, vômito, náuseas, febre e dores ou cólicas no abdômen ².

2. Síndrome do Intestino Irritável

A Síndrome do Intestino Irritável é uma doença caracterizada por dor abdominal, inchaço e alterações do hábito intestinal ².

Se for acompanhada por excesso de estresse e ansiedade, pode piorar e elevar a quantidade de muco ³.

Saiba mais: Sintomas e tratamentos para Síndrome do Intestino Irritável

3. Sensibilidade ou intolerância alimentar

Algumas pessoas possuem sensibilidade, alergia ou intolerância alimentar com determinados alimentos, como lactose e glúten. Além do muco nas fezes, essa condição pode desencadear enjoo, vômitos, dores no abdômen e cólicas ².

4. Doença de Crohn

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória multissistêmica, mas com manifestações clínicas predominantes no trato gastrointestinal. Sendo um deles, a inflamação da mucosa intestinal, que pode contribuir com a presença de muco nas fezes. ⁴,

5. Colite ulcerativa

Outra causa de muco nas fezes é a colite ulcerativa, que provoca inflamação na camada que reveste o intestino, gerando feridas e úlceras ².

Atingindo principalmente o cólon e o reto, a colite ulcerativa também pode causar sangue nas fezes ².

Continue aprendendo: Intestino inflamado: como diminuir os sintomas de inflamação?

Fezes com muco: quando consultar um médico?

O ideal é consultar um médico assim que identificar a presença de muco nas fezes. Afinal, pode ser um distúrbio leve e passageiro, mas para ter certeza, é preciso realizar determinados exames ².

O diagnóstico é feito por meio de avaliação física, conversa com o paciente, exames de sangue e fezes, e até de imagens, como raio-X, tomografia, endoscopia e ultrassonografia. Dessa forma, o especialista identifica a causa do muco e, assim, define o melhor tratamento ².

Cabe destacar que a presença de muco nas fezes pode ser preocupante se estiver acompanhada por outros sintomas, como ²:

  • dores abdominais;
  • diarreia constante e abundante;
  • constipação (prisão de ventre persistente);
  • mudança da cor, consistência e do odor das fezes;
  • presença de sangue;
  • perda de peso repentina e sem motivos;
  • alteração na frequência da evacuação.

Como eliminar muco nas fezes?

De acordo com a causa, o tratamento varia. Porém, de modo geral, é recomendado o consumo de medicamento para o intestino para regular a flora intestinal e tratar as possíveis doenças, como as gastrointestinais, para controlar os sintomas ².

Se for uma infecção por bactéria, vírus ou parasita, por exemplo, é possível que o médico receite antibióticos ou antiparasitários para eliminar os patógenos ².

Além disso, existem outras recomendações para eliminar muco nas fezes, como a mudança da alimentação, principalmente se a causa for alergia e intolerância alimentar. Pessoas celíacas precisam cortar o glúten, por exemplo. Porém, de modo geral, é válido evitar alimentos que irritem o intestino, como os gordurosos e condimentados ².

Se o motivo for doenças inflamatórias, como colite ulcerativa e Crohn, o especialista pode indicar medicamentos para controlar os sintomas, como ácidos 5-aminossalicilatos, imunomoduladores e corticosteróides ⁵.

E no tratamento da Síndrome do Intestino Irritável os médicos podem recomendar: mudança na alimentação e/ou o uso de alguns medicamentos na tentativa de amenizar os sintomas ⁶.

Além disso, pode ser considerado o uso de probióticos, que podem auxiliar a restaurar o epitélio intestinal que foi afetado pelo processo inflamatório ⁶.

Conheça a linha de produtos Tamarine!

Por falar em probióticos, a família Tamarine contém produtos que contribuem para a saúde gastrointestinal.

Tamarine Probium

O Tamarine Probium auxilia a proteger e reequilibrar o intestino, controlar a diarreia e fortalecer o sistema imunológico ⁷.

Composto pelos probióticos Lactobacillus acidophilus NCFM® e Bifidobacterium lactis HN019®, esse suplemento alimentar pode contribuir para a saúde gastrointestinal. ⁷.

Tamarine Probium. Alimento registrado no MS sob 6.6673.0785. Julho/2024.

Tamarine Germina

Outro probiótico da família Tamarine é o Tamarine Germina. Sua fórmula inclui esporos de Bacillus clausii UBBC-07 que contribuem para a saúde do trato gastrointestinal ⁸.

O Tamarine Germina está disponível em duas versões ⁸:

  • 2BI (2 flaconetes ao dia);
  • 4BI (1 flaconete ao dia).

Tamarine Germina (2bi). Alimento registrado no MS sob nº 6.6673.0783. Agosto/2024.

Tamarine Germina (4bi). Alimento registrado no MS sob nº 666730784. Agosto/2024.

Não se esqueça de manter hábitos de vida saudáveis para seu intestino funcionar regularmente!

Nossos produtos

A Mantecorp Farmasa se consolidou entre as líderes do mercado farmacêutico brasileiro. Confira nossos produtos:

Logo Addera
Logo Aviv
Logo AAS
Logo Alektos
Logo Ammy
Logo bifilac
Logo colflex
Logo Deciprax
Logo Foq-xr
Logo gestamax
Logo melatonum
Logo Nesina
Logo Picbam
Logo Vabam
Logo Venalot
Ver todos os produtos