Energético sem açúcar faz mal? Entenda a ação da bebida
Energético sem açúcar faz mal? Veja os efeitos na dieta e treino, os riscos do consumo em excesso e como a bebida influencia a saúde e o peso.
Por Mantecorp Saúde
08/10/2025 - Última atualização: 08/10/2025
Com a crescente preocupação com o consumo de açúcar, as bebidas energéticas zero ganharam destaque. No entanto, a substituição de ingredientes levanta uma discussão importante: energético sem açúcar faz mal?
Na corrida para se destacar no mercado e conquistar novos públicos, as marcas apostam em novidades e fórmulas inovadoras.
A eliminação do açúcar, considerado vilão dos alimentos prontos para o consumo, é uma alternativa para manter o consumo inferior a 10% da ingestão total de calorias, segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS)1.
Além disso, a substituição é uma estratégia dos órgãos governamentais de saúde para conter os altos índices de doenças crônicas, como obesidade e diabetes, por meio da diminuição do consumo de açúcares e calorias dos alimentos2.
Quer descobrir se a versão sem açúcar do energético faz mal? Continue no artigo e conheça os efeitos da bebida na dieta, seus benefícios e riscos nos treinos e sua influência no ganho e perda de peso.
Resumo:
- Energético sem açúcar faz mal somente se for consumido em excesso, o que pode provocar: aumento da pressão arterial, taquicardia e ansiedade4.
- Os principais efeitos benéficos da bebida são: aumento da energia, melhora do estado de alerta e diminuição do sono7.
- O consumo ocasional de energético para treinar ajuda a melhorar o desempenho, a concentração e a resistência9.
Conteúdos relacionados:
- Com quantos anos pode tomar energético?
- Pode tomar energético para treinar? Indicações e cuidados
- Engov em lata: o que é, para que serve e como tomar?
Boa leitura!
O que é um energético sem açúcar?
Um energético sem açúcar é a versão da bebida que não contém nenhum tipo de açúcar adicionado. Geralmente, o sabor vem de adoçantes artificiais, como aspartame, acessulfame K e sucralose2.
A preferência por essa versão está ligada, principalmente, ao desejo de reduzir a ingestão calórica na dieta2. Além disso, a crescente conscientização sobre os malefícios do açúcar tem incentivado mudanças rumo a hábitos de consumo mais equilibrados e a um estilo de vida saudável.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), o mercado de bebidas dietéticas e de baixas calorias cresceu 20,6% entre os meses de janeiro e setembro de 20233.
O aumento reflete a preocupação dos consumidores com a qualidade e a quantidade dos alimentos consumidos, seja por necessidades específicas de saúde ou para reduzir os excessos da alimentação3.
Energético sem açúcar faz mal?
Energético sem açúcar faz mal apenas se for consumido em quantidades inadequadas, assim como a versão tradicional. Mesmo sem os efeitos do açúcar, o excesso dos demais ingredientes pode afetar o equilíbrio orgânico e provocar: aumento da pressão arterial, taquicardia e ansiedade4.
Entre os efeitos mais estudados está o acúmulo de substâncias como sódio e cafeína, que, em altas quantidades, podem intoxicar o organismo4.
O consumo inadequado de sódio (sal) na alimentação predispõe a doenças crônicas, como pressão alta e problemas cardíacos5.
A cafeína age como um estimulante do sistema nervoso central (SNC). Sua ação no organismo é rápida e de curto prazo. Porém, é benéfica apenas quando ingerida com moderação. O consumo acima do recomendado causa efeitos colaterais, como⁴:
- ansiedade;
- arritmia;
- insônia;
- irritabilidade;
- taquicardia;
- tontura;
- vômito.
Além disso, a mistura de energético sem açúcar com bebidas alcoólicas, contraindicada pelos fabricantes, representa um risco à saúde6.
A combinação do álcool com a cafeína acelera a desidratação, pois ambas são diuréticas, além de interferirem no metabolismo e na eliminação adequada do etanol6.
Portanto, energético sem açúcar faz mal somente se o limite de consumo diário e a quantidade indicada pela fabricante não forem respeitados. Ou seja, a moderação é fundamental para aproveitar os benefícios na rotina.
Quais são os efeitos do energético na dieta?
Os principais efeitos do energético na dieta incluem aumento da energia, melhora do estado de alerta e diminuição do sono. Entenda como a bebida proporciona esses benefícios.
Aumento da energia
O energético auxilia no aumento da energia, pois a cafeína age rapidamente no organismo. Após 10 minutos, a substância eleva a frequência cardíaca e a pressão arterial7.
Quando é necessário mais disposição em curto prazo, a bebida pode ajudar — desde que respeitada a quantidade diária recomendada (300 mg). A maioria dos fabricantes limita o consumo a uma lata por dia7.
Melhora do estado de alerta
Outro efeito benéfico do energético na dieta é a melhora do estado de alerta7. Os produtos contêm, em média, 80 miligramas de cafeína.
Essa quantidade fornece a dose ideal de estímulo para auxiliar na concentração, memória e função cerebral7. Assim, a bebida pode ser útil em dias mais exigentes no trabalho.
Diminuição do sono
Nos dias em que o sono aparece fora de hora, o energético sem açúcar ajuda a manter o corpo desperto. O efeito resulta das substâncias estimulantes da fórmula, como cafeína, taurina e arginina7.
A cafeína, especificamente, bloqueia os efeitos da adenosina, neurotransmissor responsável pela sensação de sono, o que mantém o corpo em alerta7.
Agora que você sabe quando energético sem açúcar faz mal e seus principais benefícios na dieta, veja como a bebida influencia os treinos.
Energético para treinar: benefícios e riscos
O consumo ocasional de energético para treinar pode ajudar em dias de baixa disposição, quando é necessário manter a rotina na academia. Mesmo assim, a versão sem açúcar também não deve ser usada com frequência8.
Quando utilizado com moderação, os principais benefícios são9:
- melhora do desempenho em treinos curtos: o energético contribui para o aumento da força, resistência e velocidade, graças à ação rápida das substâncias estimulantes;
- aumento da concentração: o estado de alerta favorece o foco nos exercícios e melhora o desempenho;
- auxílio na resistência: a arginina, um aminoácido presente no energético sem açúcar, favorece a circulação sanguínea, o que melhora a oxigenação e o transporte de nutrientes para os músculos.
Se consumido em excesso, o energético sem açúcar faz mal e aumenta o risco de reações como10:
- ansiedade;
- arritmias cardíacas;
- desconforto gastrointestinal;
- diurese;
- insônia;
- irritabilidade;
- náuseas;
- nervosismo.
Energético engorda ou emagrece?
Muitas pessoas se perguntam se energético engorda ou emagrece, e a resposta é que a bebida tende a favorecer o ganho de peso. Os fatores que mais contribuem para esse efeito são11:
- alto teor de açúcar;
- calorias extras da bebida;
- frequência de consumo inadequada.
Por isso, é fundamental moderar o consumo para não ultrapassar o limite diário recomendado de açúcar. Para não errar, siga as orientações do fabricante e evite ingerir o produto com frequência.
Engov Up: uma alternativa saudável
Saber se energético sem açúcar faz mal é o primeiro passo. O segundo é conhecer uma alternativa eficaz para incluir na rotina, certo?
Engov Up é um energético zero açúcares, com baixo teor de calorias (apenas 10 por lata!) e sódio, ideal para obter a dose certa de energia12.
Escolha um dos três sabores — original, morango + kiwi ou melancia12 — e experimente ainda hoje!
Engov UP. Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010. Abril/2025.
Outros artigos
Ver todos trending_flatNossos produtos
A Mantecorp Farmasa se consolidou entre as líderes do mercado farmaceutico brasileiro. Confira nossos produtos: