Tratamentos

Entenda a dermatite de contato: causas, sintomas e tratamento

Por Mantecorp Saúde

24/10/2025 - Última atualização: 24/10/2025

Imagem da notícia Entenda a dermatite de contato: causas, sintomas e tratamento

Você faz parte do time que não pode usar bijuterias porque fica com a pele irritada e com coceira? Ou precisa usar luvas durante a limpeza da casa para evitar erupções e feridas nos dedos após o uso de produtos químicos?

Essa reação alérgica, a famosa dermatite de contato, é mais comum do que pensamos. Além dos adultos, ao menos 20% das crianças sofrem com os sintomas do quadro, que também ocorre devido ao uso de certos cosméticos, tecidos e medicamentos 1, 2.

Com gatilhos tão comuns e constantes em nosso dia a dia, a melhor forma de lidar com esse tipo de alergia é entender melhor a condição. A seguir, descubra o que causa e como tratar a dermatite de contato. Vamos lá!

Resumo

  • Esse tipo de dermatite é uma reação alérgica que ocorre quando um objeto ou substância irritativa entra em contato com a pele ¹.
  • A dermatite de contato pode ser alérgica, quando é provocada por um alérgeno, ou irritativa, quando é causada por substâncias ácidas ou alcalinas 1, 2.
  • Os principais sintomas da dermatite são erupções, inchaço, bolhas, queimação e crostas no local da alergia 1, 2.
  • Para amenizar os sintomas, é indicado lavar a área com água, fazer compressas e utilizar um bom hidratante para restaurar a integridade da pele 1, 2.

Conteúdos relacionados

O que é dermatite de contato?

A dermatite de contato é um tipo de reação alérgica que ocorre quando a pessoa entra em contato com um objeto ou substância irritativa ¹.

Nesse caso, como o nome indica, é necessário ter contato direto com a substância causadora da alergia na pele, que costuma coçar, descamar e ficar vermelha ¹.

Diversos fatores podem desencadear esse tipo de reação inflamatória na pele, como ¹:

  • metais: como o níquel presente em bijuterias, relógios e adornos de roupas ou calçados;
  • cosméticos: perfumes, shampoos, hidratantes e esmaltes de unhas;
  • medicamentos tópicos: antibióticos, anestésicos e antifúngicos;
  • produtos químicos: detergente, sabão e outros itens de limpeza;
  • tecidos sintéticos: nylon, poliéster e viscose

Em certos casos, pode ser complexo descobrir o que exatamente provocou a alergia, já que a irritação local pode acontecer horas depois do contato com a substância/produto ¹.

Além disso, uma pessoa com dermatite pode ser alérgica a certos objetos e não ter problema algum ao entrar em contato com outros. Até mesmo pessoas com o mesmo tipo de alergia podem apresentar reações distintas, com sintomas mais leves ou intensos ¹.

Tipos de dermatite de contato

Conseguiu entender o que é dermatite de contato? Então, vamos para a próxima etapa: os tipos de alergia.

Basicamente, a dermatite pode ser classificada de duas formas 1, 2:

  • alérgica: quando é causada por qualquer objeto ou alérgeno, um tipo que provoca sintomas mais intensos e incômodos;
  • irritativa: quando é causada por substâncias ácidas ou alcalinas (sabonetes, detergentes, solventes ou outras substâncias químicas), que normalmente se manifesta com sintomas leves e locais.

Em ambos os casos, a única forma de descobrir exatamente a quais substâncias uma pessoa é alérgica é com um teste alérgico de contato ¹.

Esse exame consiste na aplicação de 30 a 40 substâncias na pele para ver como o corpo reage a cada uma. Dessa maneira, é possível descobrir os gatilhos da alergia e evitá-los ¹.

Quais são os sintomas desse tipo de alergia?

Ao falar em sintomas, a primeira informação que você precisa saber é que as reações alérgicas podem ser instantâneas, levar horas ou até meses para aparecer ¹.

Normalmente, quando é um quadro de dermatite alérgica, as reações surgem entre 24 e 48 horas, com sintomas como erupções, inchaço local, pequenas bolhas, queimação e crostas espessas 1, 2.

Já no caso da dermatite irritativa, os sintomas são mais discretos: coceira leve e sensação de dor/queimação. Além disso, a pessoa pode perceber a pele mais seca, áspera e avermelhada no local 1, 2.

Como prevenir a alergia na pele?

A única forma de prevenir uma alergia na pele é conhecer os produtos aos quais você tem uma sensibilidade aumentada e evitá-los o máximo possível. Logo, o primeiro passo é procurar um médico para realizar o teste alérgico ¹.

Assim, ao identificar o agente irritante ou alergênico, você pode se resguardar para não ter contato com esses produtos/substâncias ¹.

Por exemplo: se produtos de limpeza causam episódios de dermatite, você pode utilizar luvas e botas quando precisar utilizá-las para evitar que entrem em contato com sua pele.

Agora, se seu problema é o tecido sintético, uma maneira de evitar os sintomas é optar por roupas de fibras naturais. Entende?

É claro que nem sempre será possível evitar a irritação. Afinal, certos alérgenos podem chegar até você ao serem carregados pelo ar, como inseticidas e perfumes de ambientes ¹. Nesses casos, saber como tratar a dermatite de contato é o que irá te ajudar!

Como tratar a dermatite de contato?

O tratamento da dermatite de contato depende da gravidade do quadro e deve ser prescrito por um médico. No entanto, existem medidas que auxiliam a amenizar os sintomas no momento em que a reação aparece, como 1, 2:

  • lavar a área afetada com água para remover resíduos do irritante ou alérgeno;
  • fazer compressas (quando as lesões estão úmidas, na fase aguda), de preferência com produtos antissépticos e secativos;
  • usar hidratantes para auxiliar na reparação e proteção da pele, principalmente quando a irritação melhora e as erupções começam a secar e descamar;
  • aplicar corticoides tópicos ou imunomoduladores para reduzir a inflamação (com indicação médica);
  • usar antialérgicos orais para amenizar os sintomas.

Pode usar anti-histamínico para dermatite?

Sim! Embora o anti-histamínico ou antialérgico não trate diretamente a inflamação da pele, seu uso pode ajudar a aliviar os sintomas de alergia, como a coceira, principalmente quando persiste por muitos dias, o que aumenta o conforto durante as crises ².

Conheça Histamin: o antialérgico da Neo Química!

O Histamin Creme é um antialérgico que seu médico pode recomendar durante os episódios de dermatite.

Seu uso controla os efeitos da histamina, substância produzida pelo próprio organismo que causa a reação alérgica ³.

O princípio ativo do Histamin, o maleato de dexclorfeniramina, bloqueia os receptores dessa substância, o que reduz a coceira e outros sintomas comuns em quadros alérgicos ³.

O produto está disponível em comprimido, xarope e creme nas principais farmácias do país e na loja online de Neo Química.

Para saber mais, confira a bula.

Histamin Creme. maleato de dexclorfeniramina. Indicações: para o alívio do prurido, alergias, coceiras, urticária e picada de inseto. MS 1.5584.0373. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Maio/2025.

Nossos produtos

A Mantecorp Farmasa se consolidou entre as líderes do mercado farmaceutico brasileiro. Confira nossos produtos:

Logo Addera
Logo Aviv
Logo AAS
Logo Alektos
Logo Ammy
Logo bifilac
Logo colflex
Logo Deciprax
Logo Foq-xr
Logo gestamax
Logo melatonum
Logo Nesina
Logo Picbam
Logo Vabam
Logo Venalot
Ver todos os produtos