Irritação na garganta e tosse seca: como aliviar os sintomas?
Por Mantecorp Saúde
20/10/2025 - Última atualização: 20/10/2025
A irritação na garganta e tosse seca são aqueles sintomas que não geram grandes preocupações, mas incomodam o dia inteiro. E diversas causas podem gerar esse desconforto constante e vontade de tossir o tempo todo.
Algumas delas são alergias, doenças agudas e crônicas, tabagismo e problemas respiratórios, como asma, rinite e sinusite ¹,². De todo modo, a tosse seca não produz catarro e tem um som direto, sem aquele “peso” do catarro ³.
E apesar de a tosse ser um reflexo de defesa do organismo contra partículas e secreções, que ajuda a limpar as vias aéreas e proteger os pulmões, deve ser monitorada ³.
Se durar mais do que três a quatro semanas, pode se tornar persistente — o que não é um bom sinal ¹,².
Aproveite este texto para conhecer as possíveis causas, como acabar com a irritação na garganta e tosse seca e quando procurar um médico. Boa leitura!
Resumo
- As causas da tosse seca e garganta irritada podem ser alergias, infecções respiratórias, doenças crônicas, tabagismo, refluxo e uso de medicamentos ¹⁻³.
- Ambientes secos, exposição à fumaça ou poluição e permanência em ar-condicionado contribuem para o agravamento dos sintomas, que podem piorar à noite ou se tornar persistentes 1,2.
- Hidratação, consumo de líquidos quentes, lavagem nasal, ventilação dos ambientes e evitar agentes irritantes são estratégias eficazes para aliviar os sintomas 2,3.
- Medicamentos com ação local, como Neopiridin (benzocaína + cloreto de cetilpiridínio), ajudam a combater a dor e inflamação na garganta e na boca ⁴. O uso deve ser orientado por um profissional de saúde.
Conteúdos relacionados
- Dor de garganta: o que causa + como amenizar o incômodo
- Paracetamol serve para dor de garganta? Saiba quando usar!
- O que é bom para crise de tosse? Dicas práticas para reduzir o incômodo
O que pode ser irritação na garganta e tosse seca?
A tosse seca, chamada também de tosse não-produtiva, pode ter razões variadas, como alergias, exposição a substâncias tóxicas, doenças crônicas, infecções, asma, sinusite, rinite, laringite, bronquite e tabagismo. Sem falar que alguns medicamentos também podem desencadear esse quadro ¹,³.
Para entender melhor, confira a seguir as causas mais comuns do desconforto na garganta e tosse seca.
Alergias
Diversas alergias podem irritar e ressecar as vias aéreas e gerar tosse sem catarro, como a poeira, pólen, pelos de animais, poluição, fumaça de cigarro, produtos de limpeza e cosméticos, como cheiro de algum perfume ¹.
Infecções respiratórias
Uma causa comum da sensação de garganta coçando e tosse é a infecção respiratória, como gripes, resfriados e bronquites agudas. Nesses casos, é fundamental procurar orientação médica ¹.
Asma e bronquite crônicas
Outros dois motivos são ¹:
- asma: é um quadro crônico que inflama os brônquios (nos pulmões) e causa tosse seca prolongada e garganta irritada;
- bronquite: quando crônica, causa uma inflamação persistente nos brônquios.
Laringite
A laringite, que é a inflamação da laringe, pode ser aguda e crônica e gerar sintomas como tosse e sensação de garganta irritada. Suas causas envolvem infecções, alergias ou irritação a alguma substância nociva ¹.
Sinusite
A sinusite, inflamação dos seios paranasais, pode provocar garganta irritada e tosse seca, geralmente à noite, devido ao muco que escorre pelas vias aéreas. Porém, com o tempo, a tosse se torna produtiva, ou seja, com catarro ¹.
Tabagismo e poluição
Tanto a fumaça de cigarro quanto da poluição fazem mal ao organismo, especialmente às vias aéreas. Portanto, pessoas que fumam e/ou ficam expostas a poluentes têm mais chances de desenvolver tosse seca, até mesmo persistente, e sensação de garganta arranhada ¹.
Covid-19
A Covid-19 tem como um de seus principais sintomas a tosse seca, que pode se tornar produtiva. Além disso, como consequência da doença respiratória viral, a garganta é afetada. Se você apresentar sintomas, como febre e falta de ar, procure um médico imediatamente ¹.
Fatores ambientais
Além das alergias, outros fatores ambientais afetam diretamente o sistema respiratório e podem gerar tosse seca e sensação de coceira na garganta, como ambientes com baixa umidade do ar ou permanência prolongada em locais com ar-condicionado ¹.
Problemas cardíacos
Você sabia que problemas cardíacos podem gerar tosse devido à concentração de fluidos nos pulmões? Alguns exemplos são infarto e insuficiência cardíaca congestiva ¹.
Uso de medicamentos
O uso contínuo de determinados remédios, como inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) para tratar hipertensão arterial, pode causar tosse ¹.
Rinite
Se o assunto é irritação nas vias aéreas e tosse seca contínua, não podemos esquecer da rinite. Essa inflamação nasal tem como causas alergias, mudanças climáticas e infecções virais e desencadeia sintomas desconfortáveis, como ²:
- nariz entupido;
- coceira no nariz;
- coriza;
- espirros;
- tosse seca;
- sensação de garganta arranhada.
Refluxo gastroesofágico
Pessoas que convivem com refluxo gastroesofágico também podem apresentar tosse e sensação de ardência na garganta. Isso porque o ácido produzido no estômago, que retorna ao esôfago, inflama e irrita a laringe e as vias aéreas ¹.
Como vimos, diversos fatores podem estar por trás da tosse seca e da garganta irritada. Porém, até que ponto os sintomas são esperados — e quando deixam de ser normais?
Leia também: Tosse ao acordar: é comum? Como evitar o desconforto matinal?
Garganta coçando e tosse: quando procurar um médico?
Sentir coceira na garganta e tossir eventualmente não costuma ser motivo de preocupação. Porém, quando esses sintomas se tornam persistentes ou acompanham outros sinais, é fundamental buscar orientação médica ¹.
Uma tosse que dura mais de três a quatro semanas é considerada subaguda e pode indicar condições respiratórias crônicas, como asma, bronquite ou até doenças mais sérias, como câncer de pulmão ¹.
Além da duração, fique atento a sintomas associados, como febre, perda de peso, falta de ar, cansaço, dores musculares ou mudança na cor do muco ¹,². Esses sinais podem indicar a evolução de um quadro clínico que exige tratamento específico e acompanhamento profissional.
Se a tosse seca piorar rapidamente ou interferir na qualidade de vida, é essencial procurar atendimento para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado ¹,².
Como acabar com a irritação na garganta e tosse seca?
Se você está com garganta coçando e tosse seca, algumas medidas simples podem ajudar a aliviar o desconforto no dia a dia, como ²:
- hidrate-se com frequência: beber bastante água ajuda a acalmar a irritação na garganta e facilita a dissolução e eliminação do muco, se houver ²,³;
- consuma líquidos quentes: chás e caldos têm efeito calmante na mucosa da garganta e deixam as secreções mais fluidas ³;
- faça lavagem nasal com soro fisiológico: especialmente útil se houver obstrução nasal, pois ajuda a eliminar secreções e manter a hidratação das mucosas ³;
- mantenha os ambientes ventilados e limpos: poeira, ácaros e ar seco agravam a tosse. Abrir janelas e limpar bem os cômodos são atitudes que fazem diferença ²;
- aumente a umidade do ar: deixe toalhas úmidas ou recipientes com água nos cômodos para aliviar a secura do ambiente ²;
- eleve a cabeceira da cama: pode reduzir a irritação da garganta e tosse à noite e melhorar a qualidade do sono. Basta acrescentar travesseiros ou almofadas para dormir ou colocar um rolo de cobertor embaixo do colchão ³;
- respire ar fresco por alguns minutos: o ar frio, especialmente à noite, pode aliviar episódios de tosse ³;
- evite agentes irritantes: não fume, evite locais com fumaça e minimize a exposição à poluição ou substâncias alergênicas ³;
Remédio para irritação na garganta e tosse seca: qual tomar?
Usar remédio para irritação na garganta e tosse seca pode ser necessário quando os sintomas comprometem o bem-estar e a rotina. No entanto, é fundamental entender as causas do desconforto antes de iniciar qualquer tratamento ³.
Uma opção prática e eficiente é o Neopiridin, que auxilia a aliviar a dor, irritação e inflamação na garganta e na boca, associadas a quadros de faringite, amigdalite e estomatite ⁴.
Disponível em spray ou pastilha, o medicamento combina anestésico (benzocaína) para proporcionar alívio da dor e antisséptico (cloreto de cetilpiridínio) para inibir o crescimento de microrganismos ⁴.
Além disso, é indicado para aliviar a irritação após procedimentos odontológicos e pequenas cirurgias na boca e garganta ⁴.
Encontre o Neopiridin em spray e a Neopiridin em pastilha nas principais farmácias ou no e-commerce e cuide da sua saúde com segurança.
Em caso de dúvidas, sempre consulte um profissional!
Neopiridin. Benzocaína e cloreto de cetilpiridínio. Indicações: alívio rápido e temporário das dores e irritações da boca e da garganta provocadas por faringites, amigdalites, estomatites, resfriados, por procedimentos odontológicos e pequenas cirurgias da boca e da garganta. MS 1.5584.0367. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Julho/2025.
Nossos produtos
A Mantecorp Farmasa se consolidou entre as líderes do mercado farmaceutico brasileiro. Confira nossos produtos: